150g de tábua mista - de porco preto - de Barrancos, fatiada (contem Copita, Paio e Presunto) Casa do Porco Preto Barrancos (compre aqui e receba em casa)
6 endívias brancas Mon Petit Jardin (à venda mo Continente, Intermarchè, Pingo Doce e Leclerc e SPAR)
150ml de tomate triturado Compal da Horta
3 dentes de alho
1 cebola200ml de natas
400g de carne de vaca, picada
1/2 c. chá de oregãos Margão
1/2 c. chá de mangericão desidratado bio Margão
1 pitada de pimenta150ml de tomate triturado Compal da Horta
3 dentes de alho
1 cebola
100g de queijo de mistura (vaca e ovelha) da Serra D'Aire Santos Costa Laticínios (encomende através do escritorio.laticinioscosta@gmail.com)
Comece por cortar as endívias longitudinalmente, retire metade do seu volume interior (fazendo um corte na parte do pé) e lave bem. Num tabuleiro largo (ou 2 menores) coloque as natas, temperadas com um pouco de sal e pimenta. Sobre elas, adicione a parte inferior das endívias, colocando-as com a cavidade para cima. Regue o interior das endívias com um pouco das natas do tabuleiro. Reserve.
Enquanto isto, pique a restante endívia e os enchidos (com exceção do presunto), devendo pica-los finamente.
Aqueça o azeite e adicione-lhe a cebola e os dentes de alho, bem picados. Deixe-os amolecer e acrescente a carne, alourando-a.
Junte as endívias e os enchidos picados, misture. Acrescente o molho de tomate, piripiri, oregãos, mangericão, pimenta e o sal. Regue com um pouco de água e deixe cozinhar por 8 minutos. Retifique o sal.
Adicione o preparado de carne às metades de endívia, recheando-as por completo. Polvilhe com o queijo ralado no momento.
Leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, por 15 minutos. A meio deste tempo, corte o presunto em tiras largas e enrole-o à volta das duas extremidades das endívias.
Sirva com folhas, frescas, de mangericão. Pode acompanhar com arroz branco ou batata doce frita.
Para acompanhar este prato, recomendo:
Penedo Gordo Tinto
Quinta das Arcas
Tinto
Denominação:Vinho Regional Alentejano
Castas: Aragonêz, Trincadeira, Alicante Boushet, Touriga Nacional
Visual: Cor granada e concentrada;
Aroma: Aromas intensos e frutados, frutos vermelhos;
Boca: Macio e aveludado. Bem estruturado, os taninos e a acidez estão bem conjugados com a fruta abundante
O meu muito obrigada à Casa do Porco Preto, Santos Costa Lacticínios, Mon Petit Jardin, Transmontanos, Aromáticas Vivas, Margão, Conpal, Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.
Sem comentários:
Enviar um comentário