Trança de Páscoa

 




325g de farinha
10g de fermento de padeiro para massas doces CONDI
90g de açúcar
1 pitada de sal fino
1/2 c. chá de aroma a baunilha CONDI
60g de manteiga derretida
100ml de sumo de laranja
Raspa de 1 laranja
50 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 1 ovo M) da Derovo
Ovo batido (usei o ovo em spray da Derovo)
100g de pepitas de chocolate branco Cacao Barry (encomende através da Derovo)

Doce de Ovos:
200 g de gemas de ovo Dovo (equivalente a 12 gemas de ovo M) da Derovo
250 ml de água
300 g de açúcar

Amêndoas com pele (frutos secos Sousa Soares Frutos, com entregas ao domicílio, clique aqui para comprar ou ligue 963498691)



Comece por misturar a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Abra uma cova, no centro desta mistura, e junte a baunilha, o sumo e a raspa da laranja. Acrescente o ovo e a manteiga derretida e comece a amassar. Amasse até ficar uma massa fofa, elástica. Faça uma bola com a massa e coloque-a num recipiente polvilhado com farinha. Tape com um pano e deixe levedar até duplicar de tamanho (cerca de 1 hora e meia).
Estenda a massa e adicione-lhe as pepitas de chocolate branco, amassando bem para que estas fiquem bem distribuídas. Divida a massa em 3 partes iguais, formando um rolo longo com cada uma delas. Una três das pontas e comece a entrançar, quando a massa estiver prestes a terminar, volte a unir as pontas.
Transfira a trança para um tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar por mais 1 hora.
Por fim, pincele a massa com o ovo batido (usei ovo em spray) e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos ou até dourar e a massa se apresentar cozida (faça o teste do palito).

Enquanto a trança está no forno, prepare o doce e ovos, levando ao lume a água com o açúcar. Mexa para dissolver o açúcar e aguarde que atinja ponto de pérola, que acontece quando o fio que correr da colher for espesso e ficar uma gota suspensa na extremidade (temperatura 108º C). Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10-15 minutos. Ao fim deste tempo, e quando a calda já não estiver tão quente, junte-lhe as gemas (previamente batidas) a pouco e pouco enquanto mexe constantemente com uma vara de arames.
Leve o creme de ovo novamente ao lume até atingir ponto de estrada; que acontece quando passar uma colher de madeira no fundo do tacho e, se formar como que uma estrada que deixe ver o fundo (temperatura 110º C ). Cuidado neste momento para deixar ferver ou o doce de ovos ficará cristalizado. Deixe arrefecer e conserve no frigorífico até ao momento de usar.
Decore a superfície da trança com o doce de ovos e polvilhe com as amêndoas lascadas no momento.
















Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/