Bolo de Avelã com Cobertura de Chocolate












Bolo:
160g de miolo de avelã (frutos secos Sousa Soares Frutos, com entregas ao domicílio, clique aqui para comprar ou ligue 963498691)
225ml de leite
225g de farinha
150g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 3 ovos M) da Derovo
225g de manteiga amolecida
200g de açúcar
1 c. chá (cheia)de fermento em pó Condi
2 gotas de aroma a baunilha Condi
Óleo em spray q.b.
Avelãs q.b.

Ganache de chocolate:
150g de chocolate negro, de culinária, Pantagruel
75ml de natas

- Prato de pé alto da linha Chloe da Maxicasa (que pode comprar na loja online, encomendas por aqui ou aqui)


Comece por torrar as avelãs no forno ou numa frigideira sem adição de gordura. Assim, que dourarem levemente, estão prontas (torre mais algumas avelãs para usar na decoração). Retire 160g de miolo de avelã para um processador de alimentos e triture até obter uma espécie de farinha.
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Borrife uma forma média com óleo em spray e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione os ovos e a baunilha, batendo bem. Junte o leite e a avelã moída, batendo até que esteja uma mistura homogénea.
Incorpore a farinha, previamente misturada com o fermento, e bata apenas até ligar todos os ingredientes. Deite a massa na forma e leve a cozer durante cerca de 40 minutos (faça o teste do palito no centro do bolo). Retire do forno e deixe o bolo arrefecer 30 minutos antes de desenformar.
Entretanto, deve fazer a ganache, começando por picar o chocolate e coloca-lo numa taça. Ferva as natas e verta-as sobre o chocolate, mexendo até que fique homogéneo. Espalhe o chocolate sobre o bolo e deixe arrefecer antes de servir. Decore com avelãs torradas.


Sem comentários:

Enviar um comentário