.
4 dente de alho
1 farinheira da Serra da Estrela Quinta da Porta (clique aqui e receba em casa)
4 fatias de broa de milho
Azeite, extra virgem (usei da Transmontanos (clique aqui e receba em casa))
1 ramo de nabiças
Alho moído q.b.
2 c. sopa de amêndoas palitadas (frutos secos Sousa Soares Frutos, com entregas ao domicílio, clique aqui para comprar ou ligue 963498691)
Comece por cozer a farinheira num pequeno tacho com água. Deixe ferver por 5 minutos, retire para um prato e descarte-lhe a pele.
Aqueça um fio de azeite e junte-lhe a farinheira, deixando alourar levemente. Acrescente a broa de milho esfarelada, as amêndoas palitadas e misture bem.
Enquanto isto, coza as batatas, bem lavadas e com casca, em água temperada de sal. Após 10 minutos, apague o lume, escorra-as e coloque-as sobre uma toalha. Tape-as e dê um murro em cada batata. Reserve.
Num tabuleiro der forno, adicione um fio generoso de azeite, acrescente 4 dentes de alho, esmagados, e disponha as postas de bacalhau. Sobre estas, coloque o preparado de broa e farinheira, amontoando-o. Adicione as batatas à volta do bacalhau e regue com mais um pouco de azeite. Leve ao forno por 25 minutos a 180ºC.
Ao mesmo tempo, lave e arranje as nabiças e coza-as em água fervente temperada de sal e bicarbonato de sódio. Assim que se encontrem cozidas, mas ainda firmes, retire-as para um escorredor.
Numa frigideira, adicione um fio de azeite e acrescente as nabiças, tempere com alho moído e salteie.Sirva o bacalhau com as batatas e as nabiças salteadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário