Risoto de Lagostim

 




15 lagostins Frijobel
1/2 folha de louro
Molho de piripiri q.b.
Sal marinho e flor de sal Marnoto da NectonSA
1 pitada de pimenta Margão
4 chávenas de caldo de cozer os lagonstins
1 e 1/2 chávena de arroz para risotto Bom Sucesso
1 cebola média
5 dentes de alho
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga Primor
4 c. sopa de azeite, extra virgem, Transmontanos
80ml de vinho branco
100g de queijo de cabra Palhais Gourmet q.b.
1/2 molhinho de coentros picados Aromáticas Vivas (compre na loja online e receba em casa, clique aqui)


Comece por abrir os lagostins, fazendo um corte horizontal na barriga e retire toda a carne interior (reserve as cabeças e as cascas para fazer o caldo). Retire a tripa aos lagostins fazendo um pequeno corte na base. Lave e tempere com um pouco de flore de sal. Pode reservar 2-3 lagostins inteiros para decoração do risotto.
Numa panela, com água abundante, adicione cascas, patas e cabeças dos lagostins (e os lagostins que quiser manter inteiros). Tempere com uma lasca de cebola, um dente de alho esmagado, a folha de louro, sal, pimenta e molho de piripiri. Coza por 15 minutos, reserve os lagostins inteiros e as patas que estão soltas. Quebre as patas, retire o miolo e reserve-o. As cascas das patas deve juntar ao tacho onde fez o caldo. Leve o caldo novamente ao lume por mais 20 minutos para conseguir o máximo de sabor possível. Coe o caldo.
Numa frigideira, adicione um pouco de azeite, 2 dentes de alho esmagados e os lombos de lagostim que temperou. Deixe dourar levemente de ambos lados e reserve.
Enquanto isto, aqueça o azeite e refogue a cebola e os restantes dentes de alho, bem picados. Quando a cebola estiver translucida, adicione o arroz e mexa, deixando refogar um pouco. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. 
Envolva bem e adicione um pouco do caldo de cozer os lagostins. Tenha em atenção que, a água adicionada deverá ser apenas a suficiente para que o arroz fique cremoso. A melhor forma é ir adicionando o caldo, concha por concha, e à medida que ele vai pedindo mais, mexendo, sem parar, até o arroz ficar al dente. Neste momento acrescente os lombos e o miolo das patas de lagostim que reservou. Envolva e adicione os coentros picados.
Quando o arroz já estiver no ponto, desligue o lume, acrescente a manteiga e sirva com queijo ralado no momento.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/