Geleia de Amoras Silvestres










500g de amoras silvestres
400ml de água
açúcar (300g de açúcar por cada 500ml de sumo de amora)




Lave as amoras e retire-lhes os pés, coloque-as na picadora juntamente com a água e desfaça-as completamente. Coa as amoras duas vezes, descarte as sementes e reserve o sumo coado. Para cada 500ml de sumo de amora adicione 300g de açúcar. 
Num tacho/panela largo (tem de ser mesmo grande pois senão ira deitar por fora) coloque o sumo de amora com o açúcar e leve a ferver até obter um um creme grosso.
Esterilize frascos de vidro e coloque neles a geleia de amoras silvestres.





*Nota: Para esterilizar frascos de vidro deve lavar muito bem os frascos e as tampas com água e sabão. Em seguida coloque um tacho grande ao lume e no fundo deste coloque um pano de algodão. Sobre o pano coloque os frascos de vidro e as tampas e cubra com água. Leve ao lume e quando a água ferver tape o tacho e deixe-os assim por 10 minutos. Escorrem-se e levam-se a secar em cima de uma pano de cozinha (mas sem os limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro). No momento de os usar deve colocar o que neles vai guardar (compota/fruta em calda) ainda quente nos frascos e fechar muito bem. Em seguida vire os frascos com a tampa para baixo, deixando-os repousar por 24 horas antes de os virar e arrumar.