Chiffon de Maracujá












Chiffon é um bolo muito leve e fofo feito com óleo vegetal, ovos, açúcar, farinha, fermento e aromas. Este bolo tão fofo, que se desfaz na boca, foi inventado em 1927 por Harry Baker, um vendedor de seguros da Califórnia que tornou-se confeiteiro. O senhor Baker manteve a receita secreta durante 20 anos até que acabou por vende-la para a General Mills. 
Nessa altura, o nome foi mudado para "bolo chiffon" e um conjunto de 14 variações da receita foram lançadas ao público num panfleto publicado em 1948 por Betty Crocker.





Bolo:
500ml* de açúcar
750ml** de farinha com fermento (usei Branca de Neve)
250ml de óleo de amendoim
4 claras (de ovo grande)
4 gemas (de ovo grande) 
1 colher de sobremesa de fermento em pó
15 colheres de sopa (bem cheias) de polpa de maracujá com sementes

 
Calda de maracujá:
5 colheres de sopa de polpa de maracujá com sementes
200ml de água
4 colheres de sobremesa (cheias) de açúcar
1 colher de sobremesa de amido de milho



Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Comece por bater as claras em castelo firme. Reserve.
Num recipiente grande coloque as gemas, o açúcar e 250ml de sumo de maracujá com sementes (às 15 colheres de sopa (bem cheias) de polpa de maracujá junte água até fazer os 250ml). Bata bem estes ingredientes em velocidade elevada. Acrescente o óleo e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e vá juntando a farinha às colheradas e depois o fermento, batendo até obter uma massa homogénea.
Desligue a batedeira e acrescente, cuidadosamente, as claras em castelo, envolvendo-as muito bem ao preparado.
Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de aro amovível (de 30 cm) com buraco no centro. Coloque a massa na forma e leve ao forno por 1:10-1:30, aproximadamente, verifique a cozedura fazendo o teste do palito. Retire do forno, deixe arrefecer completamente e desenforme.


Calda de maracujá:
Leve ao lume (numa panela alta) a polpa de maracujá com sementes, a água, o açúcar e o amido de milho previamente dissolvido num pouco de água. Deixe ferver, em lume baixo, até formar uma calda ligeiramente espessa. Derrame a calda, ainda quente, sobre o bolo, deixe arrefecer e sirva.



Notas:
A receita rende um bolo bastante grande, se preferir faça apenas metade.
As medidas encontram-se em ml porque a receita é medida a partir de um copo de 250ml ou de um recipiente medidor de líquidos.
* 500 ml de açúcar, ou seja 2 copos de 250ml.
** 750 ml de farinha, ou seja 3 copos de 250ml.


Adaptado de: Anonymus Gourmet