Glacê Real









120g de açúcar em pó (ver receita aqui)
1 clara de ovo
6 gotas de sumo de limão



Com a batedeira:
Junte os ingredientes e bata na batedeira por 10 minutos.
O mais importante é bater o glacê por aproximadamente 10 minutos, até que perca o brilho e, levantando-se a pá da batedeira, o glacê não caia e fique firme. 
A mistura deve ser bem batida; se quando começar a bater estiver muito mole, adicione um pouco mais de açúcar em pó; se estiver muito rija junte uma pequena porção de clara de ovo (isto acontece quando a clara é muito grande ou pequena).


Manualmente:
Bata tudo muito bem com uma colher de pau até obter uma pasta fofa capaz de ser trabalhada através de uma seringa de pastelaria ou saquinho de papel. 
A mistura deve ser bem batida; se quando começar a bater estiver muito mole, adicione um pouco mais de açúcar em pó; se estiver muito rija junte uma pequena porção de clara de ovo (isto acontece quando a clara é muito grande ou pequena). 




Sugestões de decoração (imagem 2):
Basta colocar o glacê real sobre os biscoitos, desenhando livremente e a gosto com seringa de pastelaria ou do saquinho de papel. Deixe secar durante 24 horas e estão prontos.

Sugestões de decoração (imagem 3):
Comece por desenhar o molde numa folha/cartolina (o molde será um desenho a seu gosto, para isso basta desenhar ou imprimir um desenho). Cubra cada desenho com com tiras ou rectângulos de papel vegetal levemente untados com óleo, segurando-os com clips ou pioneses. Assim, o papel vegetal sobre a cartolina fica transparente e pode seguir o desenho do papel sobre o papel vegetal; é só "desenhar" com o glacê real espremido através da seringa de pastelaria ou do saquinho de papel.
Depois do primeiro desenho pronto, retire o papel com jeitinho, trazendo o ornato e pondo-o de lado ou num tabuleiro para que seque.
Faça tantos iguais quanto necessário e é conveniente fazer alguns a mais para substituir os que se partam. Se pretender alguns curvos ou ondulados, basta colocá-los sobre uma superfície côncava ou convexa (como é o caso de uma garrafa). Permanecem assim 24 horas em local seco. Descolam-se então do papel com muito e colocam-se sobre o bolo/tarte/torta ou o que preferir.
Estas decorações podem ser feitas com muita antecedência. Tenha cuidado a manuseá-los pois são muito frágeis e podem partir-se.



Notas: 
Existem algumas técnicas que precisam do glacê em ponto mais fluido, neste caso, adiciona-se água. 
Para obter um glacê colorido basta adicionar um pouco de corante à mistura já pronta e mexer até tornar-se homogéneo.