Empanadas










A empanada é uma espécie de pão recheado que pode ser cozido ou frito.  A sua origem remonta à Península Ibérica medieval, durante o tempo das invasões dos Mouros. A partir daí, o prato foi levado para a América Latina e Filipinas pelos colonizadores espanhóis, e à Indonésia pelos colonizadores portugueses, onde permanecem muito populares até aos dias de hoje.
O recheio varia de país para país e pode ser composto por uma diversidade de carnes, queijo, legumes, vegetais ou frutas.
A receita aqui indicada é de origem argentina.



Massa: 
4 chávenas de farinha (480g)
200 g de manteiga/margarina
água gelada q.b. (cerca de 15 a 20 colheres de sopa)
1 colher de chá de sal

Recheio:
450 g de carne de vaca picada
1 cebola bem picada
2 colheres de chá de alho picado
200 g de tomate pelado e picado 
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de vinagre
óleo de amendoim q.b.
sal e pimenta q.b.
piripiri em pó q.b.(opcional)
pimento verde e/ou vermelho picado (opcional-não usei)

Cobertura:
1 ovo batido



Massa:
Num recipiente largo misture a farinha com o sal. Junte a manteiga e incorpore-a de modo a que o preparado fique com um aspecto esfarelado. Vá adicionando a água aos poucos (usando uma colher de sopa) e vá amassando até que obtenha uma massa elástica (adicione água até que seja possível moldar a massa). Molde uma bola e divida-a em 4 partes iguais. Embrulhe-as separadamente em folha de alumínio e leve-as ao frigorifico por 30 minutos. 

Recheio:
Antecipadamente tempere a carne com sal e pimenta. Num tacho largo coloque um pouco de óleo de amendoim e cozinhe um pouco a carne. Adicione a cebola e o alho picados até ficarem transparentes. Junte os restantes ingredientes do recheio. tape o tacho e deixe cozinhar , em lume brando, por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando. Rectifique o sal, o piripiri e a pimenta. Deixe arrefecer um pouco e leve ao frigorifico.

Montagem:
Forre 1 ou 2 tabuleiros com papel vegetal previamente untado com margarina e polvilhado com farinha.
Sobre uma superfície enfarinhada, coloque uma das quatro partes de massa que reservou no frigorifico. Estenda-a com o rolo e recorte 3 círculos da mesma. Coloque um pouco de recheio no centro de cada círculo e feche-o, unindo as pontas (ficará com  a forma de meia lua). Molhe as pontas da massa com um pouco de água para as colar e com os dentes de um garfo pressione essa zona de modo a selar a empanada (se não conseguir unir as duas pontas pode optar por dobrá-las para baixo e depois pressionar com o garfo). Execute este processo até acabar toda a massa e recheio.
Coloque as empanadas num tabuleiro e pincele-as com o ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que se apresentem levemente douradas e a massa cozida.
Sirva com uma salada.


Nota: Rende 12 empanadas médias.