Boston Cream Pie












Boston Cream Pie é um bolo redondo que é dividido em duas partes, recheado com creme de baunilha e coberto com ganache de chocolate. Embora seja chamado de tarte de creme de Boston, é, na verdade, um bolo e não uma tarte. 
Este, foi criado pelo chef francês M. Sanzian no Boston Parker House Hotel. 
O Boston Cream Pie é a sobremesa oficial de Massachusetts, como foi declarado em 1996.





Creme de Pasteleiro:
935 ml de leite (gordo ou meio-gordo)
225g de açúcar
50 g de amido de milho
6 gemas
2 colheres de manteiga sem sal (se usar manteiga com sal não adicione mais deste)
1 pitada de sal
1 colher de sopa de essência de baunilha



Massa: 
6 colheres de sopa de manteiga sem sal 
125 ml de leite 
240 g de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
3 ovos
215 g de açúcar 

Ganache: 
140 g de chocolate meio amargo (picado) 
100 ml de natas




Creme de Pasteleiro:
Prepare o creme com antecedência.
Numa panela média misture o açúcar, o sal e o amido. Adicione o leite aos poucos, batendo com uma vara de arames para não formar grumos. Adicione as gemas e misture bem. Leve a panela a lume médio, mexendo sem parar, até que comece a ferver. Continue por mais 1 minuto, e apague o lume. 
Passe a mistura por uma peneira caso haja grumos do amido de milho no creme. Adicione a manteiga e a essência de baunilha e misture até incorporar. Coloque num recipiente em plástico, cubra-o com película aderente e leve ao frigorifico por 2 horas (ou menos tempo, caso ele já esteja no ponto), para que este engrosse.


Massa:
Unte com margariona e polvilhe com farinha uma forma com aro amovível de 24cm de diâmetro. Reserve. 
Pré-aqueça o forno a 160ºC. 
Num recipiente misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Numa panelinha leve o leite e a manteiga a lume bem baixinho, para aquecer lentamente.
Na batedeira bata o açúcar com os ovos em velocidade máxima até formar um creme claro e fofo (cerca de 5-8 minutos). Adicione a mistura de farinha e misture com uma espátula, com cuidado para não perder a textura fofa. Assim que a mistura de leite e manteiga começar a ferver, adicione-a à massa, e incorpore com delicadeza até obter uma mistura homogénea.
Deite a massa na forma e leve ao forno por 35-50 minutos 8faça o teste do palito no centro do bolo para verificar o cozimento).
Retire do forno, deixe arrefecer completamente antes de desenformar.


Ganache: 
Aqueça as natas, sem deixar ferver. Derrame-as sobre o chocolate picado, deixe descansar por 2 minutos e misture bem, até homogeneizar. Deixe arrefecer até adquirir uma consistência espessa.


Montagem:
Corte o bolo ao meio, com uma faca de serrilha. Coloque uma das partes no prato de servir (com o lado do corte virado para cima) e cubra com todo o creme de pasteleiro. Coloque a outra metade do bolo (com o lado do corte virado para baixo).
Por fim, cubra com a ganache de chocolate, distribuindo-a apenas pela superfície do bolo com o auxilio de uma espátula ou das costas de uma colher.



Adaptado de: Martha Stewart