Muffins de Banana e Canela















270 g de farinha
2 colheres de café de fermento em pó
170 g de açúcar
2 ovos
250 ml de natas azedas/ácidas *
1 colher de café de raspa da casca de limão
80 ml de óleo
1 colher de café de canela em pó
240 g de bananas cortadas em pedaços pequenos



Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Num recipiente coloque a farinha, o fermento e o açúcar. Misture-os bem. Reserve.
Noutro recipiente, coloque as natas azedas, os ovos, a raspa de limão e o óleo. Envolva muito bem até ficarem bem homogeneizados.
Adicione os ingredientes líquidos aos sólidos e misture-os cuidadosamente, deve somente mistura-los (a massa dos muffins nao deve ser muito trabalhada, senão estão não ficam macios). Neste momento a massa deve encontrar-se um pouco enxuta e com alguns grumos (este é o segredo para se obter muffins macios e extremamente fofinhos).
Distribua a mistura entre as forminhas de cupcakes (untadas e polvilhadas) preenchendo apenas ¾ das forminhas (não coloque mais do que ¾ senão transbordará).
Leve ao forno durante 20-30 minutos (faça o teste do palito para verificar a cozedura). Retire do forno e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar.


* Natas azedas/ácidas:
Basta misturar 250ml de natas com 125g de iogurte natural e juntar 1 colher de sopa de sumo de limão. Mexa bem e aguarde que se forme uma mistura cremosa e espessa (cerca de meia hora). Passado esse tempo, deve usar o preparado ou guarda-lo no frigorífico, de preferência num recipiente hermetico, e usa-lo no máximo de 3 dias.


Adaptado de: Donna Hay