"Mac and Cheese" de Roquefort e Nozes










Macaroni and cheese, também conhecido como "mac and cheese", "macaroni pie" ou "macaroni cheese", ou seja, macarrão com queijo, é um prato que consiste em massa cozida com molho de queijo.
Não se sabe ao certo qual a sua origem, mas é mencionado em várias fontes italianas da época medieval. Consta que, pratos de massa com queijo, foram registados em livros de receitas tão cedo quanto o "Liber de Coquina", um dos os mais antigos livros de receitas medievais.
Thomas Jefferson, que chamou a toda a massa de "macaroni", é conhecido por ter servido este prato na Casa Branca em 1802.
Nos Estados Unidos, este prato é tão apreciado que, o dia 14 de Julho foi nomeado Dia Nacional do "Macaroni and Cheese". 




250 g de penne (ou macarrão pequeno)
65 g de queijo roquefort (ou outro queijo azul)
200 ml de natas
1 colher de sopa de manteiga
25 g de nozes (em pedacinhos)
Salsa seca q.b.


Comece por cozer a massa em água abundante temperada com sal. Quando estiver pronta, escorra-a bem e reserve.
Enquanto a massa coze, faça o molho. Num tacho pequeno coloque a manteiga e deixe-a derreter. Junte o roquefort em pedacinhos e mexa, sem parar, até que o queijo esteja derretido. Adicione as natas e mexa até engrossar um pouco. Rectifique o sal.
Coloque a massa escorrida numa travessa ou prato (onde irá servir), junte alguns pedaços de noz e envolva bem (guarde alguns para a superfície). Em seguida, regue com o molho de roquefort, polvilhe as restantes nozes e salpique um pouco de salsa seca. Sirva de imediato.


12 comentários:

  1. É só substituir o roquefort e eu alinho... Mas ficou com aspecto divinal. E enquando espero que o Vel termine de cozinhar era menina para comer umas garfadas desse pratinho :)

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado , ainda hoje comprei uma mistura de 4 queijos para me aventurar num Mac&cheese...
    A tua versão também me parece muito boa!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Nárwen uma massinha dessa era tudo o que queria para meu jantar agora,mas não tenho roquefort e nem queijo azul, preciso fazer umas compras rapidinho, ficou super bonito e apetitoso sem ´duvida nenhuma. Gostei muito do seu Macaroni and Cheese... bjocas

    ResponderEliminar
  4. Ola Narwen
    vim te conhecer pela da cozinha da Andrea, e achei esse lugar delicioso.
    Muita receita gostosa.
    Adorei a mousse de chocolate e a rosca alemã.
    Parabens
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. A tua receita ficou sem sombras de duvida uma verdadeira delicia...um beijinho e desejo que já estejas melhor! Esta semana tenho eu andado no Hospital mas nada que importe muito eu já sou por natureza uma pessoa com muitos problemas de saúde!

    ResponderEliminar
  6. Massa e queijo são para mim dupla de sucesso. Adoro!
    E o toque das nozes vem melhorar ainda mais a receita.

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha , gostei muito deste Mac & Cheese, tem tudo o que eu gosto e o aspecto está fantástico!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Pasta com queijo é sem dúvida delicioso e eu adoro fazer refeições assim. Esta tua versão parece-me muito bem.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. MINHA QUERIDA,
    QUE RIQUEZA DE MASSA, CHIC DEMAIS.... FICA LINDA E COM CERTEZA SABOROSA!

    BEIJINHOS....♥

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/