"Mac and Cheese" de Roquefort e Nozes










Macaroni and cheese, também conhecido como "mac and cheese", "macaroni pie" ou "macaroni cheese", ou seja, macarrão com queijo, é um prato que consiste em massa cozida com molho de queijo.
Não se sabe ao certo qual a sua origem, mas é mencionado em várias fontes italianas da época medieval. Consta que, pratos de massa com queijo, foram registados em livros de receitas tão cedo quanto o "Liber de Coquina", um dos os mais antigos livros de receitas medievais.
Thomas Jefferson, que chamou a toda a massa de "macaroni", é conhecido por ter servido este prato na Casa Branca em 1802.
Nos Estados Unidos, este prato é tão apreciado que, o dia 14 de Julho foi nomeado Dia Nacional do "Macaroni and Cheese". 




250 g de penne (ou macarrão pequeno)
65 g de queijo roquefort (ou outro queijo azul)
200 ml de natas
1 colher de sopa de manteiga
25 g de nozes (em pedacinhos)
Salsa seca q.b.


Comece por cozer a massa em água abundante temperada com sal. Quando estiver pronta, escorra-a bem e reserve.
Enquanto a massa coze, faça o molho. Num tacho pequeno coloque a manteiga e deixe-a derreter. Junte o roquefort em pedacinhos e mexa, sem parar, até que o queijo esteja derretido. Adicione as natas e mexa até engrossar um pouco. Rectifique o sal.
Coloque a massa escorrida numa travessa ou prato (onde irá servir), junte alguns pedaços de noz e envolva bem (guarde alguns para a superfície). Em seguida, regue com o molho de roquefort, polvilhe as restantes nozes e salpique um pouco de salsa seca. Sirva de imediato.