Abacate Recheado com Camarão















16 camarões inteiros
150g de camarão descascado
1 dl de azeite
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 dl de vinho branco
Sal, pimenta preta e piripiri q.b.
2 abacates
Sumo de ½ limão
6 colheres de sopa de ketchup
2 colheres de sopa de maionese
Cascas de cebola (opcional- dará ao camarão um tom mais rosado)



Comece por cozer ambos os camarões em água fervente temperada com sal, molho de piripiri e cascas de cebola. Após ferverem 5 minutos, retire-os, escorra-os e descasque-os, deixando ficar a ponta da cauda (para decorar).
Leve ao lume o azeite com a cebola e os dentes de alho, ambos bem picados. Junte o miolo de camarão (tanto os completamente descascados como os outros) e deixe corar ligeiramente, virando-os algumas vezes. Regue com o vinho branco e tempere com mais um pouco de sal, pimenta e piripiri. Tape e aguarde que cozinhe, por cerca de 2-3 minutos.
Entretanto, corte os abacates ao meio, retire o caroço e regue com o sumo de limão. Corte uma fatia a cada uma das metades e reserve-as. Retire do molho o miolo de camarão que ficou com cauda e reserve-o. Ao camarão que ficou no tacho, junte o ketchup, a maionese e as fatias de abacate que reservou (cortadas em pedacinhos e sem casca), misturando-os muito bem.
Distribua esta mistura pelas metades de abacate e complemente com o camarão com cauda, colocando 4 por cada metade de abacate.



Adaptado de: Revista Click in Gourmet