Biscotti di Pinoli (Biscotti de Pinhão)














Biscotti ou Biscotti di Prato são biscoitos originário de Prato, uma cidade italiana.
Estes têm como particularidade, para além de  não levarem nenhum tipo de gordura, serem cozinhados duas vezes. Primeiro a massa alongada é cozida em forno médio e depois de fatiados são cozidos em forno alto para que a massa desidrate e fiquem crocantes. Aliás, a palavra Biscotti é originária do latim medieval "biscoctus", que significa" cozinhado duas vezes".
A primeira receita de Biscotti está num manuscrito com muitos séculos, agora preservado em Prato, e encontrado pelos estudioso do século XVII. 
Consta também que Plínio, o Velhose gabou de que tais bens seriam comestíveis durante séculos. E, na verdade, eles foram particularmente úteis durante viagens e guerras, pois eles faziam parte da alimentação básica das legiões romanas.





400 g de farinha
200 g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
60 ml de água + 2 colheres de sopa
1 colher de chá de raspas da casca de limão
1 colher de chá de essência de baunilha
3 ovos grandes
100 g de pinhões torrados



Pré-aqueça o forno a 165ºC.
Prepare 2 tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha. Reserve.
Num recipiente grande junte a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio. Mexa, junte os pinhões e reserve.
Noutro recipiente, junte a água, a rasca de limão, a baunilha e os ovos, batendo para envolver os ingredientes. Junte este preparado à mistura de farinha,  mexendo bem com uma colher e, em seguida, amassando com as pontas dos dedos (neste momento a massa deve encontrar-se seca e quebradiça, se for necessário junte mais um pouco de farinha). Amasse levemente mais 7 a 8 vezes até obter uma massa grudenta. 
Divida a massa em duas partes iguais e, com o rolo da massa, modele cada porção num rectângulo com 25-30cm de comprimento, 10cm de largura e 1.5cm de altura.
Levar ao forno por 30-40 minutos, ou até estar lligeiramente dourado por cima. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Descarte o papel vegetal e, com uma faca de serrilha, corte fatias finas (cerca de 0.5 cm). Coloque as fatias num tabuleiro, umas ao lado das outras, e leve novamente ao forno durante 15 minutos. Vire os biscoito e cozinhe-o sdo outro lado por mais 10 minutos. Após este tempo retire-os do forno, neste momento os biscoitos estarão moles do centro mas irão endurecer à medida que forem arrefecendo.
Deixe arrefecer numa grade e guarde num recipiente fechado.



Adaptado de: Julianna Grimes and Ann Taylor Pittman,  , December 2007