Bomba de Morangos




















2 saquetas de gelatina de morango
500 ml de água quente
230 ml de água fria
4 folhas de gelatina neutra
2 dl de natas
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sumo de limão
3 colheres de sopa de água fervente
200g de morangos
Morangos inteiros para decorar q.b.



Unte, com óleo, uma forma redonda de bomba com a capacidade para 1.5L (eu usei uma saladeira quase oval com 17.5cm de diâmetro e capacidade para 1.3L). Reserve.
Coloque o conteúdo das saquetas de gelatina na água quente e mexa para que se dissolva completamente. Junte a água fria e torne a mexer. Divida este preparado por dois recipientes diferente, num deles coloque 480ml da gelatina e no outro o restante. Reserve a restante gelatina fora do frigorífico para que não comece a solidificar antes de a usar (só a irá usar cerca de 5 horas depois portanto tente mante-la num lugar morno).
Verta os 480ml de gatlatina na forma untada. Unte o exterior de outra forma de bomba mais pequena (usei uma saladeira de 14cm de diâmetro e 700ml de capacidade) e coloque-a dentro da maior e pressione com um objecto pesado de maneira a que a gelatina fique ao mesmo nível da forma pequena (usei 2 taças em cerâmica para fazer peso). Tenha o cudidado para que a forma pequena fique mesmo ao centro da maior, de modo a que a gelatina em sua volta tenha sempre a mesma espessura. Leve ao frigorífico ou congelador até solidificar.


Creme:
Enquanto a gelatina solidifica prepare o creme:
Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar. 
Demolhe ambas as folhas de gelatina em água fria. 
Lave os morangos, retire-lhes os pés e corte-os em pedaçinhos. Reserve.
Bata as natas com 1 colher de chá de sumo de limão até estarem bem firmes. Aqueça bem 3 colheres de sopa de água e junte-lhes as folhas de gelatina espremidas, mexa para que se dissolvam completamente. Deixe arrefecer um pouco e junte este preparado ás natas, envolvendo-as muito bem.


Montagem:
Retire a gelatina do frigorífico/congelador quando esta estiver bem sólida. Humedeça um pano em água bem quente e coloque-o no interior da forma pequena para que consiga descola-la da gelatina (se não conseguir vaze um pouco de água quente dentro da forma). Descole-a cuidadosamente e preencha o espaço que ficou com algumas colheradas de creme, depois um pouco de morangos e mais colheradas de creme. Siga este processo, colocando alternadamente, colheradas de creme e morangos até que estes acabem ou até chegar ao limite de gelatina (pode reservar um pouco do chantilly para decorar). Leve ao frigorífico para solidificar por cerca de 1-2 horas.
Depois do creme se apresentar solido, verta, sobre ele, a gelatina que reservou de modo a selar a bomba.
Leve novamente ao frigorífico até solidificar completamente (cerca de 2-3 horas).
No momento de desenformar mergulhe a forma em água quente por uns segundos e desenforme para um prato de servir. Decore a gosto e mantenha no frigorífico até ao momento de servir.


  Adaptação quase total de: Mulher Moderna na Cozinha - Abril 2012