Financiers


















Financier é um pequeno bolo francês de consistência fofa e húmida e de cor levemente dourada. Este é confeccionado à base claras e amêndoas (normalmente contém farinha de amêndoa, amêndoas trituradas, em farinha, ou aroma de amêndoa), mas o ingrediente que os define é a beurre noisette (manteiga marrom).
O nome deste pequeno bolo (financier = financiador) deriva do tradicional molde rectangular em que é cozido e que lembra uma barra de ouro. No entanto, outra teoria diz que o bolo tem este nome porque se tornou popular no distrito financeiro de Paris circundante de La Bourse du Commerce (o antigo nome da bolsa de Paris). Porém, o seu formato nos dias de hoje, varia bastante e várias formas são comuns, tal como a de flor frisada.
Muitas pessoas confundem os financiers com os friands que foram inspirados nos primeiros, mas que levam aromas e/ou frutas e são, normalmente, confeccionados em formato oval.





120g de manteiga
120g de claras
120g de açúcar
60g de farinha
60g de farinha de amêndoa
4 gotas de essência de amêndoa
Amêndoas laminadas q.b. (opcional)



Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte 12 forminhas pequenas com margarina e polvilhe-as com farinha. Reserve.
Derreta a manteiga, em lume brando, até que ela doure ligeiramente. Deixe arrefecer um pouco.
Num recipiente junte as claras, o açúcar, a essência de amêndoa e a farinha e a farinha de amêndoa (pode triturar amêndoas inteiras até obter uma espécie de farinha). Mexa bem com uma colher até obter uma massa homogénea. Junte a manteiga derretida em fio, mexendo sempre. Misture bem até obter uma massa lisa. Verta o preparado nas forminhas, enchendo apenas 2/3 das mesmas. Caso prefira, adicione algumas amêndoas em laminas á superfície da massa.
Leve ao forno cerca de 15 minutos ou até quando espetando um palito o mesmo saia seco.



Nota: Rende 12 bolinhos pequenos.
Adaptado de: Le Cordon Bleu