Friands de Morango
















O friand é um pequeno bolo que foi inspirado no "financier" francês, sendo que o primeiro contem frutas e aromas variados e o seu semelhante tem a amêndoa e a manteiga como ingredientes principais. 
Consta que este foi criado na Austrália ou Nova Zelândia e tem como ingredientes a farinha de amêndoa,  manteiga, açúcar, clara de ovo e farinha. A estes são, geralmente, adicionadas frutas ou outros aromas, tais como os morangos, figos, coco, damascos, bagas (framboesa, etc), frutos secos e até chocolate. 
Os friands confeccionados na Austrália e Nova Zelândia têm, normalmente, o formato oval e são comumente consumidos com café.






100g de claras de ovo
90g de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
115g de farinha de amêndoa (moída)
30g de farinha
100 de manteiga derretida
6 morangos


Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte 12 forminhas pequenas com margarina e polvilhe-as com farinha. Reserve.
Misture bem a farinha, o açúcar, o açúcar baunilhado e a amêndoa moída. Junte as claras e misture bem. De seguida junte a manteiga derretida e misture bem até obter um creme homogéneo.
Verta o preparado nas forminhas, enchendo apenas 2/3 das mesmas. Colocar metade de um morango no centro de cada forminha e leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até quando espetando um palito o mesmo saia seco.


Nota: Rende 12 bolinhos pequenos.