Barszcz Zabielany (Sopa de Beterraba)














Borscht é uma sopa de beterraba muito popular em diversos países da Europa Central e de Leste, sendo diferente tanto em nome como em confecção em cada um deles.
A receita que trago é da Polónia e chama-se Barszcz, ela tem a beterraba como ingrediente principal e a sua cor é de um vermelho lindíssimo e profundo.




400g de beterraba vermelha (cerca de 2 pequenas)
500ml de caldo de carne*
1 pedaço de cebola
3 grãos de pimenta
1 folha de louro
80ml de sour cream**
1 colher de sopa de farinha
1/2 colher de sopa de vinagre branco
Sal e pimenta preta q.b.
1 haste de aneto fresco (opcional)



Lave muito bem as beterrabas, retirando-lhes previamente as folhas.
Numa panela coloque as beterrabas inteiras e com casca, a folha de louro, o pedaço de cebola e os grãos de pimenta. Cubra com água e leve ao lume durante cerca de 30 minutos ou até que as beterrabas se encontrem cozidas (espete-as com um garfo e se estas se encontrarem um pouco moles é porque estão prontas).
Retire as beterrabas do tacho e deixe-as arrefecer um pouco. Em seguida, descasque-as puxando-lhes a pele, ela irá soltar-se facilmente. Corte as beterrabas em pedaços e desfaça-as em puré usando um processador de alimentos.
Numa taça junte as natas com o sumo de limão, mexa e aguarde 15-20 minutos. Após este tempo elas irão espessar bastante e deve juntar-lhe a farinha, mexendo bem para homogeneizar.
Noutra panela coloque o cubo de caldo de carne juntamente com a água. Deixe que este se dissolva e junte o puré de beterraba, tempere com sal e pimenta preta. Deixe cozinhar por 10 minutos. 
Ao fim deste tempo, junte o vinagre e a mistura de sour cream com farinha. Mexa um pouco e deixe cozinhar por mais 1-2 minutos.
Sirva quente com aneto.



Notas:
* Caldo de carne: Junte 1 cubo de caldo de carne a 500ml de água.
** Sour Cream (natas azedas): Junte 1 colher de chá de sumo de limão a 80ml de natas, mexa e aguarde 20 minutos.