Cheesecake Stracciatella




















Base:
175g de bolacha maria
75g de margarina
2 colheres de sobremesa de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de cacau em pó


Creme:
400g de queijo creme
200g de natas
160g de açúcar
4 folhas de gelatina
75g de chocolate negro (ralado grosseiramente)
50g de leite + 1 colher de sobremesa de cacau
8 gotas de aroma de chocolate 
Granulado de chocolate q.b.



Base:
Unte uma forma, de 23-25cm de diâmetro de aro removível, com margarina derretida e forre o fundo com película aderente, tendo o cuidado de a prender no aro da forma.
Desfaça as bolachas em farinha usando a picadora. Coloque-as no recipiente, junte o cacau, o chocolate e a margarina derretida. Envolva bem com a ponta dos dedos até obter uma espécie de massa. Coloque-a no fundo da forma que preparou, pressionando-a e achatando-a até obter uma camada lisa e uniforme. Leve ao frigorífico por 10-15 minutos.

Creme: 
Demolhe as folhas de gelatina em água fria por 10 minutos. 
Rale o chocolate grosseiramente (pode deixar alguns pedaços menores) e reserve no frigorífico.
Aqueça o leite e junte-lhe o cacau, misture bem e junte-lhe as gelatinas espremidas e mexendo bem para que se dissolvam completamente. Deixe arrefecer um pouco.
Usando a batedeira (ou vara arames), misture o queijo com o açúcar, as natas e o aroma de chocolate. Bata bem até conseguir um creme. Incorpore a misture de cacau e leite, adicionando-a, a pouco e pouco, e mexendo entre cada adição. Junte o chocolate ralado e envolva bem.
Verta este preparado sobre a base de bolacha, alise bem a superfície e leve ao frigorífico durante 6 horas ou de um dia para o outro.
Desenforme com cuidado e decore com granulados de chocolate.



Adaptado de: Alquimia dos Tachos