Massada de Tamboril com Camarão
















500g de camarão selvagem Frip
800g de tamboril congelado, em filetes
500g de massa cotovelos grande
1 cebola
3 colheres de sopa de Compal da Horta Refogado
2 dentes de alho
1.5 dl de vinho branco
2 tomates
1 ramo de coentros 
1 fio de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
Molho de piripiri q.b
1 pitada de açúcar (para regular a acidez do tomate)
Pimenta branca q.b.
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Casca de cebola q.b.


Coza o peixe em água temperada de sal, corte-o em pedaços e reserve num prato. Coe o caldo de cozedura do mesmo e reserve-o também.
À parte, coza os camarões em água temperada com sal, molho de piripiri e casca de cebola (esta tem a função de realçar a cor e gosto do camarão). Descasque os camarões e reserve alguns, inteiros, para decoração. Coe a água de cozedura e reserve-a.
Num tacho largo, adicione um fio de azeite, deixe-o aquecer e acrescente a cebola e os dentes de alho, ambos picados. Deixe a primeira amolecer, acrescente o tomate pelado e picado e o Compal da Horta Refogado e deixe cozinhar por 8 minutos. Adicione os coentros (reservando algumas folhas para a decoração) e o vinho branco, deixando-o ferver. Adicione parte das água de cozedura que reservou, deixe-a ferver e acrescente a massa. Tempere com sal, pimenta, uma pitada de açúcar (Têm a função de regular a acidez do tomate) e molho de piripiri.
Quando se encontrar quase cozida adicione o camarão descascado, o tamboril e o camarão inteiro. Cozinhe durante mais 5 minutos e rectifique os temperos. 
Sirva quente, decorando o prato com os camarões inteiros e polvilhando-o com coentros picados.



Para acompanhar este prato, recomendo:






Dona Ermelinda Branco 2012 D.O. Palmela 

Castas: 30% Fernão Pires, 30% Arinto, 20% Antão Vaz, 20% Chardonnay

Notas de Prova: Vinho com cor palha esverdeado, aroma frutado intenso com notas a frutos tropicais e mel. Na boca apresenta-se cheio com grande equilíbrio entre os componentes acidez/açúcares/álcool/Madeira. Final longo, persistente e agradável.










Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frip, Compal, Azeite Castelo de Marvão, Casa Ermelinda Freitas e Necton pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.