Polvo à Lagareiro Express















3 latas de polvo em azeite e alho (usei da marca La Gondola)
600g de batatinhas pequenas com casca
1 folha de louro (usei da marca Suldouro)
1 cebola pequena
4 dentes de alho
1.5dl de azeite (usei o azeite biológico da Ervas da Zoé)
1/3 de raminho de salsa fresca
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)


Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Lave muito bem as batatas (use as mais pequenas que encontrar), sem lhes tirar a casca, e coloque-as num tabuleiro de barro. Regue com um pouco de azeite, adicione a folha de louro partida a meio, tempere com sal e salpique com 2 dentes de alho bem picados. Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até começarem a tostar (irá depender do tamanho das batatas que usar). 
Retire as batatas do forno e, sobre elas, coloque os polvo em pedaços médios. Adicione a cebola e a salsa bem picadas e os restantes dentes de alho também picados. Por fim, adicione uma pitada de sal e regue com o restante azeite. Leve novamente ao forno por mais 10 minutos.



Para acompanhar este prato, recomendo:



Volúpia Branco 
Caves do Solar de São Domingos


Castas: Sauvignon blanc (50%), Chardonnay (35%) e Maria Gomes (15%)

Notas de prova:
Aroma intenso e complexo, em que a mineralidade predomina sobre as notas florais e citrinas. Cheio e volumoso na boca, de acidez subtil, revela a fruta em toda a sua plenitude, tornando-se um conjunto de
qualidade única.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à La Gondola, Ervas da Zoé, Suldouro, Necton Caves do Solar de São Domingos pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.