Bolo Brigadeiro de Morango






















Massa:
200 g de açúcar mascavado (usei da marca Sovex)
55 g de chocolate em pó (usei o cacau em pó com frutose da marca Sovex)
130 g de farinha com fermento
125 ml de óleo vegetal (usei a Vaqueiro líquida)
2 ovos grandes
125 ml de leite (usei o leite meio gordo Terra Nostra)
1/2 colher de chá de aroma de baunilha

Calda:
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de leite (usei o leite meio gordo Terra Nostra)
5 colheres de sopa de chocolate em pó
2.5 colheres de sopa de manteiga (usei da marca Terra Nostra)
4 gotas de aroma de baunilha

Cobertura:
60 g de custard de morango (usei da marca Condi)
1 lata de leite condensado
30 g de manteiga (usei da marca Terra Nostra)
5 colheres de sopa de leite (usei o leite meio gordo Terra Nostra)
Granulados de chocolate branco q.b.



Comece por misturar os ovos com o açúcar batendo com uma vara de arames até obter um creme esbranquiçado. Adicione a farinha e o chocolate em pó e volte a mexer. Por fim, junte os ingredientes líquidos à massa e bata bem até que esta fique bem homogénea e sem grumos.
Numa forma de aro removível, com 16 cm de diâmetro, untada com margarina e polvilhada com farinha, verta a massa do bolo e leve-o ao forno a 170ºC por, aproximadamente, 25 minutos (faça o teste do palito no centro do bolo para verificar a cozedura).
Após o cozimento do bolo, retire-o do forno e desenforme para um prato de servir. Com um palito de madeira ou outro utensílio afiado espete toda a parte superior do bolo.
Entretanto, faça a calda do bolo levando ao lume todos os ingredientes e mexendo bem até obter um molho homogéneo. Após arrefecer um pouco, e com o auxilio de uma colher, deite a calda sobre o bolo, verificando se fez buracos suficientes para que todo o bolo fiquem bem ensopado. Deixe arrefecer completamente.
Enquanto isto, prepare a cobertura de brigadeiro. Leve ao lume um tachinho com a manteiga, o leite condensado, o custard e o leite. Envolva bem e, sem parar de mexer, deixe cozinhar em lume brando até a mistura começar a espessar (o que deve demorar cerca de 10 minutos). Para verificar que está pronto basta que, ao passar uma colher pelo fundo do tacho, o creme desgrude do mesmo. Retire do lume e use de imediato cobrindo todo o bolo com o preparado.
Alise a superfície do bolo com uma colher molhada, polvilhe com granulados de chocolate branco e decore a gosto.






PPara acompanhar esta sobremesa, recomendo:


Porto Ruby
Ramos Pinto


É um blend de vinhos com 3 anos de idade, em que se procura suster a evolução da sua cor tinta, mantendo o aroma frutado e o vigor dos vinhos jovens.

Notas de Prova:
Cor vermelha densa, mais intensa do que a do Tawny.
Vivo e intenso. Aromas fortes a frutos característicos das castas, isto é, aromas primários como cereja, amora, ameixa e framboesa, com um ligeiro toque de canela.
O ataque é bastante volumoso devido à sua jovialidade e quantidade de fruto. Pela via rectro-nasal, apercebemo-nos das suas purezas aromáticas provenientes dos aromas das uvas.
Final compacto e longo.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Terra Nostra, Condi, Vaqueiro, Sovex e Ramos Pinto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.