Jardineira de Vitela com Chouriça e Legumes

















1/2 chouriça (usei a chouriça camponesa da Beira Lamego)
500 g de carne de vitela aos cubos
350 g de ervilhas (usei da marca Compal)
400 g de batatas
1 cenoura grande
1 colher de sopa de Compal da Horta Refogado
2 dentes de alho
1 cebola grande
1 fio de azeite (usei o azeite virgem extra Monsaraz da marca Carmim)
100 ml de vinho branco
1/2 cubo de caldo de carne
Molho de piri-piri q.b. (usei da marca Flor das Hortas)
1 folha de louro
1/2 colher de chá de pimentão doce (usei da marca Suldouro)
1 pitada de pimenta preta (usei da marca Suldouro)
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)


Comece por temperar os cubos de carne com o pimentão doce, o vinho branco, molho de piripiri, sal e pimenta, misturando bem e deixando tomar gosto por 30 minutos.
Entretanto, descasque e lave as cenouras e as batatas, cortando ambas em cubos. 
Num tacho largo, aqueça um pouco de azeite e junte-lhe a cebola e os dentes de alho bem picados. Deixe amolecer e acrescente a folha de louro, a polpa de tomate e deixe refogar. Adicione a carne escorrida e deixe saltear até que fique douradinha. Adicione, depois, a marinada, deixe ferver, acrescente 500 ml de água quente, o cubo de caldo de carne, tape, e deixe cozinhar durante 20 minutos ou até que a carne comece a ficar macia.
Ao fim deste tempo, adicione as rodelas de chouriço, a cenoura, a batata, as ervilhas, acrescente mais um pouco de água quente, se necessário. Rectifique os temperos, tape e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, durante cerca de 35 minutos ou até que tudo fique cozido e o molho apuradinho. Retire do lume e sirva de imediato.


Para acompanhar este prato, recomendo:


Alicante Bouschet

Monsaraz - Alentejo Doc
Carmim

Casta: Alicante Bouschet (100%)

Uvas provenientes de talhões selecionados, com maceração pré-fermentativa de 48h, seguida de fermentação a 23ºC com recurso a remontagem e delestage, maceração total de 15 dias, seguida de estágio em barrica de 2ª utilização de carvalho francês durante 12 meses. Após engarrafamento o vinho estagia em garrafa durante 6 a 8 meses.

O vinho apresenta-se com uma cor vermelha violeta carregada, com aromas de fruta silvestre, fruta madura e chocolate, em boca é amplo, intenso, com um final de prova prolongado





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Compal, Beira Lamego, Pimensor, Suldouro, Necton Carmim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.