Frango Rico com Natas









1 frango
1 dl de azeite virgem extra - colheita especial - da Quinta da Lixa
4 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 dl de vinho branco
800 g de batatas para fritar
400 ml de natas
1 frasco de salsichas de frango Nobre Cuida-t +
Azeitonas pretas
Óleo para fritar
200 g de queijo Terra Nostra
1 pitada de pimenta branca 
Sal q.b. 

Molho Béchamel:
25 g de manteiga Terra Nostra
250 ml de leite meio gordo Terra Nostra
25 g de farinha
1 pitada de pimenta branca Margão
1 pitada de noz moscada 
Sal q.b.


Comece por cortar o frango em pedaços pequenos e coza-o em água temperada de sal. Quando estiver tenro, limpe-o de peles e ossos, desfie-o e reserve. 
Aqueça o azeite e adicione-lhe as cebola e os dentes de alho, picados. Deixe-os amolecer, adicione a folha de louro e regue com o vinho branco. Deixe ferver. Retire do lume, junte o frango desfiado, as salsichas em rodelas e tempere com sal e pimenta. Envolva tudo muito bem e reserve. 
Enquanto isto, descasque as batatas, corte-as em rodelas muito finas e frite-as em óleo quente. Escorra-as sobre papel absorvente e acrescente-as ao preparado do frango, envolva e junte o molho bechamel.
Leve novamente ao lume, adicione as natas, envolva bem e deixe ferver. Transfira o preparado para um recipiente refratário e leve ao forno, a 200°C, a gratinar por 25 minutos. A meio deste tempo, polvilhe com o queijo ralado grosseiramente e decore com azeitonas.

Béchamel:
Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver.
Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma vara de arames. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa espesse. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco.





Para preparar esta receita usei o o cortador de legumes/mandolina V3 da Borner que pode adquirir na loja online Borner.

Fiz rodelas de batata finas e perfeitas (tipo pala pala).








Para acompanhar este prato, recomendo:

Quinta da Lixa Branco 
O tal Vinho da Lixa

Castas: Loureiro, Alvarinho e Trajadura
Região: Vinhos Verdes

O Quinta da Lixa é produzido com algumas das mais nobres castas da região dos vinhos verdes, produzidos e vinificados na região que lhes dá o nome.
Aspecto brilhante e cor citrina. No aroma apresenta um carácter frutado com algumas nuances a frutos tropicais e um caracter floral.
Na boca confirma toda a expectativa criada pela intensidade do aroma, muito equilibrado, este vinho apresenta-se seco com complexidade e persistência.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Nobre, Terra Nostra, Margão, Borner, Margão e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.