Lasanha de Carne, Chouriço e Cogumelos













200-250 g de lasanha Buitoni
600 g de carne de vaca picada
120 g de chouriço extra Sicarze - disponível no Intermarché e Comércio Tradicional
300 g de cogumelos brancos, frescos
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
400 g de tomate triturado Compal
2 c. sopa de polpa de tomate Compal
150 ml de caldo de carne
300 g de queijo fatiado Terra Nostra
1 pitada de pimenta branca
Orégãos secos q.b.
Sal q.b.

Molho Béchamel:
100 g de manteiga Terra Nostra
100 g de farinha
1 L de leite meio gordo Terra Nostra
Molho de piripiri q.b.
1 pitada de pimenta branca Margão
1 pitada de  noz-moscada
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)


Comece por refogar a cebola e os alhos picados no azeite. Junte-lhe o tomate triturado bem como o chouriço, sem pele e picado finamente, e a carne de vaca picada. Adicione a polpa de tomate e regue com o caldo de carne quente. Tempere com sal, molho de piripiri, pimenta e orégãos e deixe cozinhar durante 5 minutos. Acrescente os cogumelos picado grosseiramente em pedaços não muito pequenos. Deixe cozinhar mais 5 minutos e retifique os temperos. Deixe arrefecer.

Entretanto prepare o molho béchamel; derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre com uma vara de arames para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, pare de mexer e deixe cozinhar até ficar grossinho. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco.

Só deve montar a lasanha quando todos os ingredientes estiverem frios, ou correrá o risco da massa ficar semicozida e da lasanha ficar rija depois de cozida.
Cubra o fundo de um tabuleiro refratario com um pouco de béchamel e comece a montar a lasanha alternando as folhas de lasanha com o preparado de carne, o queijo e o molho béchamel. Termine com o molho bechamel e polvilhe com o restante queijo, picado grosseiramente. 
Leve ao forno durante cerca de 45 minutos à temperatura de 200º C.




Para acompanhar este prato, recomendo:


Pontual Wines 
PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
Syrah

Castas: Syrah 
Região: Alentejo
Enólogos: Paolo Fiuza Nigra / Dinis Gonçalves


Prova 
Cor violeta-escura, aroma intenso, sobressaindo frutos do bosque pretos bem maduros com notas de especiarias. A boca confirma a presença de fruta bem madura, taninos fortes e bem moldados, com um final longo e persistente.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Buitoni, Terra Nostra, Compal, Sicarze, Margão, Marnoto e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.