Moqueca de Peixe











1 embalagem de mistura para caldeirada de peixe Frijobel
3 tomates
1/2 c. chá de concentrado de tomate Compal
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1/2 pimento amarelo
1 cebola grande
3 dentes de alho
400 ml de leite de coco
1 dl de óleo de dendê/óleo de palma (ou azeite)
1 limas
1/2 limão
Molho de piripiri (usei o molho de piripiri Sacana com alho e louro da Paladin)
Coentros picados
1 pitada de pimenta branca Margão
Sal q.b.

1 chávena de arroz vaporizado Pato Real
1 chávenas de água
1 lasca de cebola 
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)


Comece por raspar a casca à lima e ao limão e esprema-lhes o sumo. Regue o peixe, e ameijoas, com o sumo e raspa dos citrinos e tempere com sal e pimenta. deixe marinar por 30 minutos.
Corte a cebola em rodelas e coloque-as num recipiente largo, junte-lhe os pimentos arranjados e cortados em rodelas e, também, os tomates picados grosseiramente. Misture bem.
Num tacho largo, deite metade do óleo de dendê e preencha com metade da mistura de legumes. Adicione o peixe e toda a marinada e cubra com os restantes legumes. Tempere com mais um pouco de sal, concentrado de tomate e molho de piripiri. Regue com 100 ml de água e o leite de de coco.
Leve ao lume e, quando ferver por 5 minutos, baixe a temperatura e cozinhe, tapado, por 30 minutos.
Retifique o sal e o piripiri.
Enquanto isto, leve ao lume um tacho com a água e a cebola. Tempere com sal e, assim que levantar fervura, adicione o arroz. Envolva e cozinhe, em lume brando, com o tacho tapado por cerca de 12 minutos ou até a água ser completamente absorvida.



Para acompanhar este prato, recomendo:

Quinta da Lixa Branco 
O tal Vinho da Lixa

Castas: Loureiro, Alvarinho e Trajadura
Região: Vinhos Verdes

O Quinta da Lixa é produzido com algumas das mais nobres castas da região dos vinhos verdes, produzidos e vinificados na região que lhes dá o nome.
Aspecto brilhante e cor citrina. No aroma apresenta um carácter frutado com algumas nuances a frutos tropicais e um caracter floral.
Na boca confirma toda a expectativa criada pela intensidade do aroma, muito equilibrado, este vinho apresenta-se seco com complexidade e persistência.
Visite: www.quintadalixa.pt



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frijobel, Compal, Pato Real, Paladin, Marnoto, Margão e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.