Espetadas Asiáticas de Vitela












500 g de acém comprido sem osso (de vitelão) - usei a carne do Alentejo alimentada a bolota do Solar da Giesteira  (compre aqui)
1 pimento vermelho
1 pimento verde
Óleo de sésamo
Espetos de madeira médios
2 dente de alho
3 c. sopa de molho de soja, menos sal, da Kikkoman
1 c. sopa (rasa) de açúcar
1/2 c. chá de gengibre em pó Margão
1 pitada de pimenta branca Margão
Flor de sal Marnoto


Comece por preparar a marinada misturando o dente de alho picado, o molho de soja, uma colher de sopa de óleo de sésamo, o açúcar e o gengibre. Misture bem e tempere com uma pitada de flor de sal e pimenta. Volte a misturar e regue a carne, previamente cortada em pedaços finos com 4cmx2cm ou medidas aproximadas, e envolva bem. Deixe a marinar, no mínimo durante 3 horas ou, de preferência, de um dia para o outro.
No momento de preparar o prato, limpe e lave os pimentos, corte-os em quadrados médios e saltei-os num pouco de óleo de sésamo. Tempere com flor de sal e deixe-os cozinhar, em lume brando, durante 3 minutos.
Escorra a carne da marinada e reserve-a. Coloque os pedaços de carne nos espetos, dobrando cada um dos pedaços a meio e alternando com os pimentos salteados. Transfira as espetadas para um tabuleiro e leve ao forno, previamente aquecido a 220ºC, por 8 minutos.
Sirva a carne pincelada com a marinada que sobejou e acompanhe com arroz xauxau ou salada.





Para acompanhar este prato, recomendo:

Arca Nova
Quinta das Arcas
Tinto

Denominação: DOC Vinho Verde
Ano: 2015
Castas:  Vinhão

A casta Vinhão é a casta tinta com mais expressão na Região dos Vinhos Verdes. Altamente adaptada, esta casta é famosa pela sua forte coloração, estrutura e pelos aromas frutados. O Arca Nova Vinhão, elaborado apenas com uvas desta casta, é um vinho que prima pela jovialidade, pela leve acidez e além da concentração de cor conta ainda com exuberantes aromas de fruta fresca. Um vinho de cariz gastronómico da mais alta qualidade disponível no mercado dos Vinhos Verde Tintos.
Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Solar da Giesteira, Kikkoman, Margão, Marnoto e Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.