Cupcakes Halloween










175 g de farinha
2 c. chá de fermento em pó Vahiné
1/4 c. chá de bicarbonato de sódio
70 g de cacau em pó
240 ml de leite Terra Nostra
3 c. sopa de manteiga amolecida Terra Nostra
1 pitada de sal
220 g de açúcar mascavado
1 c. chá de aroma a baunilha Vahiné
100 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 2 ovos M) da Derovo 

Cobertura de cream cheese:
300 g de queijo creme
75 g de manteiga Terra Nostra
100 g de icing sugar
1 c. chá de aroma a baunilha
1/3 c. chá de corante laranja em pó (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
100 g de chocolate de culinária


Pré aqueça o forno a 175ºC.
Prepare 18 formas de muffins, untando-as e enfarinhando-as (ou adicione somente forminhas de papel). Coloque-as dentro de um tabuleiro de ir ao forno, reserve.Comece por misturar a farinha com o fermento, o bicarbonato, o cacau e o sal. Reserve.
Noutro recipiente bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um a um, e batendo sempre e acrescente a baunilha, mexendo. Incorpore a mistura de farinha, aos pouco, intercalando-a com o leite e mexendo bem.
Coloque a massa nas formas preenchendo apenas ¾ da sua capacidade. 
Leve ao forno por 15-17 minutos, aproximadamente (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe arrefecer na forma por 5 minutos, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade.
Entretanto, desenho motivos de halloweeen (morcego, teia de aranha, gato assanhado, abóbora) sobre papel vegetal. Derreta o chocolate de culinária, em banho maria, e cubra os desenhos com ele. Deixe solidificar e descole com cuidado.
Enquanto isto, prepare a cobertura batendo bem o queijo com a manteiga, o açúcar e a baunilha. Quando obtiver um creme sem fofo, acrescente o corante em pó, batendo sempre, até que o creme adquira o tom de laranja que prefere.  Recheie os cupcakes com uma seringa de pasteleiro e decore com os motivos de halloween que desenhou em chocolate.




Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:

Porto Vintage 1997
Quinta do Estanho

Côr: Tinto
Espuma: Rosada
Aroma: Limpo, nobre e frutado
Sabor: Limpo. harmonioso e persistente
Qualidade: Muito Boa

Vinho Vintage com uma excelente evolução de envelhecimento na garrafa, denotando-se já uma febre de garrafa. Vintage ainda com força para continuar a envelhecer.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Glood, Terra Nostra, Derovo, Vahiné e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.