Coxinhas de Frango Brasileiras









Massa:
600ml de água
2 colheres de sopa de margarina
2 cubos de caldo de galinha
500g de farinha

 
Recheio:
1 peito de frango (grande)
1 cebola pequena picada
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de pimentão-doce
salsa picada q.b.
cebolinho seco q.b.
mistura de 5 pimentas em grão q.b.
sal q.b.


Para panar:
100ml de leite
100ml de água
1 colher de sopa de amido de milho
1 pitada de sal
óleo q.b. (para fritar)




Recheio: 
Coza o frango em água e sal (eu usei sobras de frango assado no forno). Desfie o peito de frangos em pedaços finos e pequenos. Reserve.
Numa frigideira anti-aderente grande ou wok coloque o óleo e deixe aquecer. Adicione a cebola bem picada e deixe dourar, junte o pimentão-doce, mexa e deixe refogar. Neste momento junte um pouco de água e acrescente o frango desfiado, envolva bem. Adicione o cebolinho, a salsa, sal e a mistura de pimentas moídas na hora. Envolva bem e se for necessário acrescente mais água. Deixe cozinhar mais um pouco, retire o tacho do lume e deixe arrefecer.


Massa:
Num tacho largo coloque a água, a margarina e os caldos de galinha e leve ao lume. Quando ferver adicione a farinha de uma só vez, mexendo sempre até que a mistura se comesse a descolar do tacho. Retire o tacho do lume e coloque a massa (quente) sobre uma superfície lisa (não polvilhe com farinha).
Amasse com as mãos até que a massa fique lisa (para não se queimar embrulhe a mão num pano ou coloque a massa dentro de um saco de plástico). Misture e amasse devagar para não se formar uma crosta e esta apresentar-se sempre lisa.
Divida a massa e faça bolinhas do mesmo tamanho. Em seguida abra cada bolinha com o rolo da massa e coloque o recheio de frango no centro (não use farinha na massa, se for necessario use um pouco de margarina nas mãos). Feche a massa e tente moldar o formato de uma pêra. 
Em seguida, faça a mistura de leite, água e amido de milho, mexa bem para que este último se dissolva. Coloque a mistura numa tigela e adicione algumas coxinhas, banhando-as bem. E, uma a uma, vá mergulhando as coxinhas na mistura de leite e depois no pão ralado (certifique-se que ficam bem cobertas por pão ralado). Execute este processo até não restarem mais coxinhas reserve.
Entretanto, coloque uma frigideira com óleo em abundância ao lume, e quando estiver bem quente adicione as coxinhas, virando-as durante a fritura. Depois de fritas coloque-as sobre papel absorvente.


Para congelar: Se preferir congelar as coxinhas deve, logo após passadas pelo pão ralado, coloca-las numa forma de alumínio, umas ao lado das outras,  e leva-las ao congelador por 3 horas. Após esse tempo, coloque-as em saquinhos herméticos (retire-lhes todo o ar) e leve novamente ao congelador. Estas têm a duração de 3 meses.
Para fritar, retire-as do congelador uma hora antes de as usar. Aqueça bem o óleo e frite normalmente.



Adaptado de:  Sabor da Maria e Sabana



1 comentário:

  1. Que delícia, ficaram lindas as coxinhas.
    Eu há já muito tempo que quero experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/