Donut ou doughnut é um pequeno bolo em forma de anel muito popular nos EUA e de origem incerta. A verdade quanto à origem do donut não é consensual. Existe uma teoria que indica terem sido introduzidos na América do Norte por povoadores holandeses. Por outro lado, Hanson Gregory, de origem americana, reclamou para si a invenção do donut em 1847, a bordo de um navio de transporte de fruta, quando tinha apenas dezasseis anos de idade. Este afirmou ter feito um buraco numa bola de Berlim, ao não se encontrar satisfeito com o centro cru que estas por vezes apresentavam. Segundo este, o buraco teria sido feito com um frasco de pimenta do navio, tendo esta técnica sido ensinada mais tarde à sua mãe.
Este bolo mundialmente conhecido e por muitos adorado, consiste, apenas, numa massa frita, que pode ser coberta com diversos tipos de coberturas doces e coloridas, como, por exemplo, chocolate.
150g de farinha forte/para pão (usei marca espiga)
100g de farinha fraca (usei branca de neve)
25g de açúcar
25g de manteiga
10g de fermento de padeiro + 50g de água para dissolver
4g de sal
100g de farinha fraca (usei branca de neve)
25g de açúcar
25g de manteiga
10g de fermento de padeiro + 50g de água para dissolver
4g de sal
1 a 2 dl de água
1 ovo pequeno
1 ovo pequeno
Amasse 75g de farinha forte com o fermento desfeito em 50g de água morna.
Tape com um pano húmido e deixe fermentar durante meia hora ou até que duplique de volume (eu coloquei dentro do microondas desligado).
Após este tempo, peneire a restante farinha (75g de forte + 100g de fraca), misture com o sal e o açúcar e faça um vulcão sobre a mesa. Incorpore a massa que esteve a fermentar (massa mãe), o ovo, a manteiga. E vá juntando a água à medida que for necessário. Quando a massa estiver pronta deve apresentar-se elástica e não grudar nos dedos.
Estenda a massa sobre uma superfície lisa e tente com que ela tenha uma grossura de 1 cm. Com um molde redondo corte pequenos círculos (pode usar um copo). E com um molde mais pequeno faça o buraco do meio (usei um cálice).
Disponha os donuts, com algum espaço entre si, num tabuleiro untado com óleo, tape com um pano e deixe levedar novamente, até que dobrem o seu volume (cerca de 1 hora/1h30min).
Ao fim deste tempo, coloque óleo numa frigideira alta e quando este estiver quente adicione os donuts, virando-os assim que fiquem dourados. Escorra-os sobre papel absorvente, e decore a gosto com calda de açúcar, glacês, coberturas de sabores, chocolate, pepitas, açúcar em pó…
Cobertura de Chocolate Negro:
50g de chocolate de negro ou de culinária
2 colheres de sopa de natas
Derreta o chocolate juntamente com as natas levando-o a banho-maria ou ao microondas. Mexa bem e ajuste a consistência colocando mais natas e chocolate. Convém que o resultado final seja líquido mas suficientemente consistente para grudar no donut. Banhe o donut no chocolate e coloque-o a secar numa grade ou fixo numa faca espetada em algo resistente (eu coloquei cada donut numa faca e espetei-as no açucareiro). Decore a gosto enquanto o chocolate estiver mole.
Cobertura de Chocolate Branco:
50g de chocolate branco
2 colheres de chá de natas
Cobertura de Glacê Róseo:
1 clara de ovo
açúcar em pó q.b.
amido de milho q.b. (usei marca espiga)
aroma de morango q.b.
Num recipiente coloque a clara e bata-a bem com um garfo até obter uma espuma grossa. Junte um pouco de amido de milho e mexa bem com uma vara de arames. Coloque açúcar em pó a gosto e algumas gotas de aroma de morango, torne a mexer. Vá adicionando amido de milho ao preparado até obter um creme espesso.
aroma de morango q.b.
Num recipiente coloque a clara e bata-a bem com um garfo até obter uma espuma grossa. Junte um pouco de amido de milho e mexa bem com uma vara de arames. Coloque açúcar em pó a gosto e algumas gotas de aroma de morango, torne a mexer. Vá adicionando amido de milho ao preparado até obter um creme espesso.
Convém que o resultado final um creme grosso e consistente para grudar facilmente no donut. Banhe o donut no glacê e coloque-o a secar numa grade ou fixo numa faca espetada em algo resistente (eu coloquei cada donut numa faca e espetei-as no açucareiro). Decore a gosto enquanto o glacê estiver mole.
Nota: Rende cerca de 15 donuts médios.
Massa adaptada de: Flagrante Delícia
Estão bem bonitos!
ResponderEliminarBeijinhos
É DAQUELAS RECEITA QUE AINDA NÃO FIZ POR SEREM FRITOS.
ResponderEliminarADOREI ESTES FICARAM LINDOS.
BJS
Olá São,
ResponderEliminarEu tenho uma receita de donuts que não são fritos, em vez disso vão ao forno. Depois coloco aqui a receita para veres.
Beijinhos
Bom dia, Nárwen
ResponderEliminarFicaram tão perfeitnhos e a decoração ficou espetacular!!
Beijinhos
Que delicia, estão lindos e muito gulosos. Impossivel resistir mesmo sabendo que são fritos.
ResponderEliminarBjs
Os meus parabéns, tens aí uns donuts de categoria!
ResponderEliminarlindos, lindos!!!
ResponderEliminarmagnolia
Olá,
ResponderEliminarLi agora o comentário que deixaste sobre as Orquídeas e reparei no teu perfil que és de Óbidos, não moramos muito longe, eu estou na zona Costeira de Torres Vedras e também é muito húmido e frio.
A maioria das Orquídeas que tenho estão viradas para Este onde apanham sol directo logo pela manhã.
Estão na cozinha, mas já tive algumas no WC e deram-se mal, definitivamente a cozinha é o melhor lugar para algumas delas.
Ex+erimenta comprar uma, pode ser que tenhas sorte, elas gostam de humidade, desde que não sejam regadas, por exemplo no Inverno a humidade da casa é suficiente.
Bjs
Já agora, quando comprares repara bem nas raízes, devem ser verdes brilhantes.
ResponderEliminarSe estiverem castanhas ou verde escuro quase bolorento, não compres.
Obrigada, vou prestar mais atenção quando comprar a minha nova orquídea. E vou seguir os teus conselhos para cuidar dela.
ResponderEliminarObrigada e beijinhos
Olá:
ResponderEliminarReceita deliciosa. Fotos belíssimas. Gostei muito.
Um beijo.
Nita
OLÁ NÁRWEN!
ResponderEliminarESTA É UMA RECEITA QUE AINDA NÃO FIZ, MAS VOU TER QUE FAZER, POIS FIQUEI ENCANTADA COM AS FOTOS, ESTÃO LINDOS!
BEIJOS,
ANDRÉA........
Estou literalmente a salivar.
ResponderEliminarAmo donuts!!!
Parabéns pelo blogue