O Stollen é um bolo tradicional da Alemanha, geralmente consumido durante a época do Natal, quando chamado Weihnachtsstollen ou Christstollen.
O Stollen de Natal foi cozido pela primeira vez no RoyalCourt Saxon (no centro da Alemanha, ao norte da Baviera e sul de Brandenburg) em 1427. E desde aí foi ligeiramente modificado e melhorado até chegar ao Stollen que hoje conhecemos.
O bolo é normalmente feito com frutas cristalizadas picadas e/ou frutas secas, alguns frutos secos e especiarias. A massa interior é aromática, pouco doce, fofa e leve, enquanto que a exterior é estaladiça e coberta por açúcar em pó.
Todos os anos, desde 1474, na cidade de alemã Dresden há o Stollenfest, onde são feitos os Christstollens (Stollen de Natal).
25 g de açúcar
100 g de passas (uma mistura de corintos dourados, corintos escuros e sultanas escuras)
50 g de laranja cristalizada
30 g de amêndoa laminada
30 g de noz em pedaçinhos
100 g de manteiga
250 g de farinha
25 g de fermento de padeiro
4 colheres de chá de rum
1 ovo pequeno
1 dl de leite
30 g de amêndoa laminada
30 g de noz em pedaçinhos
100 g de manteiga
250 g de farinha
25 g de fermento de padeiro
4 colheres de chá de rum
1 ovo pequeno
1 dl de leite
1 pitada de sal
50 g de farinha
1 colher de chá de essência de baunilha
Raspa de 1/4 da casca de 1 limão
Açúcar impalpável (para polvilhar - ver receita aqui)
2 colheres de sopa de manteiga derretida q.b (para pincelar)
2 colheres de café de açúcar baunilhado (para pincelar)
50 g de farinha
1 colher de chá de essência de baunilha
Raspa de 1/4 da casca de 1 limão
Açúcar impalpável (para polvilhar - ver receita aqui)
2 colheres de sopa de manteiga derretida q.b (para pincelar)
2 colheres de café de açúcar baunilhado (para pincelar)
Amorne o leite e nele dissolva o fermento, para isso deve aguardar cerca de 5 minutos e depois mexer.
Num recipiente largo coloque a farinha (250g) e nela misture o fermento dissolvido. Amasse (pode usar uma colher de pau para isto), tape o recipiente com um pano e deixe a massa descansar por 30 minutos num local sem correntes de ar (eu coloco o recipiente tapado dentro do microondas fechado e desligado).
Entretanto, bata o ovo com o açúcar, junte o sal, a raspa de limão e a essência de baunilha. Junte estes ingredientes à massa que esteve a levedar e amasse vigorosamente até obter uma massa mole e lisa. Tape-a com um pano e deixe repousar por 15 minutos num local sem correntes de ar.
À parte misture a manteiga com a farinha (50g) até obter uma massa mole. Junte-a à massa anterior, amasse muito bem, tape e deixe repousar mais 15 minutos.
Após este tempo, coloque as passas e a laranja num recipiente pequeno regue-as com rum e incorpore de imediato na massa que esteve a levedar. Junte também as amêndoas e as nozes, mexa vigorosamente, distribuindo bem as frutas e os frutos secos. Amasse bem e, se for necessário, acrescente mais farinha até que a massa não grude nas mãos e obtenha elasticidade. Faça uma bola com a massa, cubra com um pano e deixe levedar por mais 15 minutos.
Sobre uma superfície enfarinhada coloque a massa, com ela faça a forma de um cacete/baguete com 25cm de comprimento. Coloque o rolo ao centro de massa no sentido do comprimento e pressione de forma a fazer uma cavidade ao centro e de modo a que os dois lados pareçam uma espécie de montes. Com as mãos tente deixar um "monte" mais alto e mais volumoso que o outro. Ainda com as mãos, dobre para dentro os lados mais baixos (os 2 lados mais pequenos). Erga a parte mais alta (a que tem o "monte" maior) e dobre-a de encontro ao outro lado (outro "monte") encostando-as, mas sem ficar sobre ela. No fim deverá parecer um pão comprido com um "monte" mais alto ao centro com um monte muito pequenino e quase inexistente de um dos lados e do outro lado deve apresentar um monte grande mas mais baixo,este é o aspecto característico do Stollen de Dresden.
Forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha, coloque nele o bolo e tape-o com um pano. Leve a levedar uma última vez num local sem correntes de ar e durante 1 hora (eu coloco o recipiente tapado dentro do microondas fechado e desligado).
Pré-aqueça o forno a 200ºC e leve o bolo a cozer durante 60 minutos, aproximadamente (faça o teste do palito para verificar a cozedura do bolo). Depois de pronto, retire-o do forno, pincele-o com uma mistura de manteiga derretida com açúcar baunilhado. Deixe secar durante uns minutos e polvilhe com açúcar impalpável.
é muito bom este bolo!
ResponderEliminarbeijinhos
Nunca provei mas o teu está admirável!!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Que aparência otima :)
ResponderEliminarFicou mesmo uma delicia!!
Bjokas
O meu marido tb quer testar este, tiraste a receita do tal livro?
ResponderEliminarFicou perfeito
um beijo
Olá Xana,
ResponderEliminarInicialmente pensei em fazer a receita do "nosso livro" mas depois encontrei mais 2 receitas antigas de Stollen e gostei mais da diversidade de ingredientes que elas sugeriam. Portanto esta receita é uma mistura das 3, adaptei até ficar mais ao meu gosto. E ficou excelente, tem um sabor incrível e leva apenas 25g de açúcar.
Beijinhos
TENHO UMA RECEITA DESSE BOLO NUM LIVRO DE PÃO, QUE POR CASO ESTA MARCADO PARA FAZER.
ResponderEliminarO TEU FICOU BEM LINDO.
BOA SEMANA
BJS
Nunca comi, mas deve ser mesmo BOM!
ResponderEliminarTem muito, muito bom aspecto. E gosto de massas pouco doces, portanto é perfeito. Só fiquei assustada com as indicações de confecção :-/
ResponderEliminarOndina...
ResponderEliminarNão te assuste com as indicações de confecção...o bolo é bastante fácil de fazer...eu é que explico demais, escrevo demais...
Beijinhos
Confesso que a lista de ingredientes e a descrição da preparação me deixam apreensiva! Mas o aspecto é muito bom!
ResponderEliminarFicou perfeito. Deve ser muito bom. Beijinho
ResponderEliminarOLÁ MINHA QUERIDA!
ResponderEliminarFICOU SIMPLESMENTE PERFEITO, AS FOTOS ESTÃO LINDAS, FIQUEI DE BOCA ABERTA!
TENHA UM DIA ABENÇOADO!
BJS..♥
Amiga o bolo ficou lindíssimo e com certeza maravilhoso de comer e chorar por mais...um beijinho e desejo muito as tuas melhoras:))
ResponderEliminarDá algum trabalho mas compensa! Ficou lindo, adorei o interior :)
ResponderEliminarUm beijinho.
Uma receita que também mora cá em casa há espera da sua vez. É um bolo simplesmente delicioso.
ResponderEliminarNárwen, para não ser repetitiva, vou dizer que seu bolo ficou maravilhoso, divinal. A textura está perfeita, gosto muito de bolos e pães com furtos secos. Eu só precisava descobrir o que significa DL, pois na receita pede 1 dl de leite, já vi em vários blogs portugueses, mas ainda ninguém tirou essa dúvida. Gostei demais dessa receita,obrigada. Bjinhos
ResponderEliminarOlá Josy,
ResponderEliminarMuito obrigada pelo carinho do comentário.
O Dl (decilitro) é uma unidade de medida de volume ou capacidade.
1 litro é igual a:
1000 mililitros
100 centilitros
10 decilitros
Pelo que tenho visto aí no Brasil a unidade de medida mais usada na cozinha é o mililitro mas cá em Portugal usamos muito o dl(decilitro).
Espero ter ajudado.
Beijinhos