Massa areada:
400 g de farinha
140 g de manteiga Terra Nostra
160 g de açúcar
2 ovos
1 c. chá de aroma a baunilha
Creme pasteleiro de chocolate:
80 g de chocolate em pó da Royal
60 g de açúcar
1100 ml de leite meio gordo Terra Nostra
1100 ml de leite meio gordo Terra Nostra
60 g de amido de milho
85 g chocolate branco Casa Grande Chocolatier
115 g manteiga
100 g açúcar em pó
30 ml natas
1/2 c. chá de aroma a baunilha
Cobertura de chocolate negro:
85 g chocolate negro Casa Grande Chocolatier
115 g manteiga
120 g açúcar em pó
30 ml natas
1/2 c. chá de aroma a baunilha
Unte e enfarinhe 12 formas de tartelete com 8cm de diâmetro e reserve.
Junte a farinha com o sal num recipiente grande. Adicione a manteiga em pedacinhos e amasse, com a ponta dos dedos, até obter uma espécie de migalhas.
Incorpore o açúcar e faça uma cova no centro da mistura. adicione o ovo previamente batido com a baunilha e misture bem a massa com uma espátula (se a massa estiver muito seca borrife-a com um pouco de água).
Transfira-a para uma superfície polvilhada com farinha e amasse um pouco. Em seguida, molde uma bola, achate-a, cubra-a com película aderente e leve-a ao frigorífico por 30 minutos.
Após este tempo, divida a massa em 12 partes iguais e forre as formas com ela. Cubra a massa com papel vegetal e encha-a com feijões (isto fará com que a massa mantenha a forma desejada após ir ao forno).
Leve as tarteletes ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por 10 minutos. Retire os feijões e o papel vegetal e leve-as novamente ao forno até que o fundo esteja cozinhado e levemente dourado. Retire do forno, deixe arrefecer, encha com o creme e aguarde 10 minutos para colocar a cobertura.
Quando as duas variedades de cobertura estiverem prontas, coloque cada uma delas num saco/seringa de pasteleiro e decore as tarteletes a seu gosto.
Creme pasteleiro de chocolate:
Prepare o creme de chocolate misturando, num tacho, o açúcar, o amido de milho e o chocolate em pó e dissolva ambos em 2dl do leite indicado. Aqueça o restante leite até ferver e junte-o, delicadamente, à mistura anterior. Leve a lume brando e deixe ferver durante 3 minutos, mexendo sempre com uma vara de arames. quando obtiver um creme ligeiramente espesso desligue o lume.
Deixe arrefecer um pouco e bata-o antes de usar.
Coberturas de chocolate:
Para fazer a cobertura de chocolate negro deve bater a manteiga até ficar mole, junte-lhe o açúcar em pó batendo numa velocidade mais lenta. Junte-lhe o chocolate, previamente derretido no microndas e bata até obter um creme homogéneo. Adicione as natas, a baunilha e bata mais um pouco.
A cobertura de chocolate branco faz-se da mesma forma, mas adiciona-se menos açúcar.
Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:
Late Bottled Vintage (LBV) 2009 - Quinta do Estanho
Espuma: Avermelhada
Aroma: Limpo e agradável, com leves notas achocolatadas
Sabor: Limpo e agradável, com taninos equilibrados, denotando ainda um frutado agradável
Vinho do Porto de excepcional qualidade, de uma só colheita oriunda de uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz, entre outras.
Verificado com especial rigor, envelhece em tonéis de madeira até ao 4º ou 6º ano e depois em garrafa.
Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.
O meu muito obrigada à Casa Grande Chocolatier, Royal,Terra Nostra e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.
Óptimo aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/