Tarteletes de Doce de Ovo e Maçã












Massa areada:
200 g de farinha
100 g de manteiga Terra Nostra
30 g de açúcar
50 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 1 ovo M) da Derovo
1/2 c. chá de aroma a baunilha Vahiné

Doce de ovo:
6 gemas de ovo 
125 ml de água
150 g de açúcar

Maças granny smith, pequenas
Golden syrup (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)


Unte e enfarinhe 6 formas de tartelete com 8cm de diâmetro e reserve.
Junte a farinha com o sal num recipiente grande. Adicione a manteiga em pedacinhos e amasse, com a ponta dos dedos, até obter uma espécie de migalhas.
Incorpore o açúcar e faça uma cova no centro da mistura. adicione o ovo previamente batido com a baunilha e misture bem a massa com uma espátula (se a massa estiver muito seca borrife-a com um pouco de água).Transfira-a para uma superfície polvilhada com farinha e amasse um pouco. Em seguida, molde uma bola, achate-a, cubra-a com película aderente e leve-a ao frigorífico por 1 hora.

Enquanto isto, prepare o doce de ovo levando ao lume a água com o açúcar. Mexa para dissolver o açúcar e aguarde que atinja ponto de pérola, que acontece quando o fio que correr da colher for espesso e ficar uma gota suspensa na extremidade (temperatura 108º C). Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10-15 minutos. Ao fim deste tempo, e quando a calda já não estiver tão quente, junte-lhe as gemas (previamente batidas) a pouco e pouco enquanto mexe constantemente com uma vara de arames.
Leve o creme de ovo novamente ao lume até atingir ponto de estrada; que acontece quando passar uma colher de madeira no fundo do tacho e, se formar como que uma estrada que deixe ver o fundo (temperatura 110º C ). Cuidado neste momento para deixar ferver ou o doce de ovos ficará cristalizado. Deixe arrefecer e conserve no frigorífico até ao momento de usar.

Divida a massa de tartelete em 6 partes iguais e forre as formas com ela. Cubra a massa com papel vegetal e encha-a com feijões (isto fará com que a massa mantenha a forma desejada após ir ao forno). Leve as tarteletes ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por 10 minutos. Descarte os feijões e o papel vegetal e leve-as novamente ao forno até que o fundo esteja cozinhado e levemente dourado.

Retire do forno, encha com o doce de ovo e adicione fatias, pouco grossas, de maçã. Leve ao forno por mais 10 minutos, desenforme e pincele com golden syrup ) ou mel, se preferir).





Para acompanhar esta receita, recomendo:

Ginja D'Óbidos - Licor de Ginja
Vila das Rainhas
Frutóbidos

O sucesso do Licor de Ginja d`Óbidos “Vila das Rainhas”, está na essência do fabrico artesanal, sem corantes nem aromatizantes, obtendo-se um néctar de cor rubi e sabor aveludado, o qual deve ser consumido a uma temperatura de 14ºC ou 15ºC.

Teor alcoólico:
20% vol.

Saiba mais:


Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Terra Nostra, Vahiné, Derovo, Glood  e Vila das Rainhas (Frutóbidos) pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/