Nachos com Chilli e Guacamole










Chilli:

500g de acem redondo, sem osso (usei vitela, do Alentejo, criada ao ar livre em pastagem natural com bolota Solar da Giesteira (compre aqui)), picado 
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite, extra virgem, Transmontanos
1/2 c. chá de pimenta de cayenne (adquira na Glood, clicando aqui)
1 c. chá de paprika (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
1 c. chá de cominhos
1/3 c. chá de canela
1 cubo de caldo de carne
400g de tomate fresco
1 c. chá de açúcar
500g de feijão vermelho, cozido, Compal da Horta

Guacamole:
2 abacates hass Tropical Millenium, S.L.
10 gotas de Tabasco
1/2 cebola pequena
Sumo de 1/4 de limão
Sal q.b.
1 pitada de pimenta Margão

Salsa de tomate:
3 tomates
1 pedaço de cebola
Sumo de lima ou limão q.b.
1/3 de raminho de coentros
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)

Molho de queijo cheddar:
250ml de natas
120g de queijo cheddar
1 pitada de alho moído
1/3 c. chá de cebola moída
1 pitada de pimenta cayenne
1 pitada de pimenta
Sal q.b.

400g de sour cream/natas ácidas
500g de nachos/triângulos de milho
Coentros, biológicos, Bio Aroma Alentejo (adquirir por aqui)



Chilli:
Comece por aquecer o azeite e junte-lhe a cebola e os dentes de alho picados grosseiramente. Deixe-os amolecer. Acrescente a pimenta caiena, a paprika, a canela e os cominhos. Misture bem e deixe cozinhar durante cinco minutos. 
Aumente o lume e adicione a carne, previamente picada, deixando-a ganhar cor, mexendo bem para não deixar agarrar ao fundo da panela. Dilua o caldo de carne em 300ml de água quente e junte à panela. Mexa e acrescente os tomates, picados grosseiramente. Tempere com o açúcar, sal e pimenta. Mexa tudo muito bem, reduza para lume médio, coloque a tampa na panela e deixe cozinhar em lume brando,  por 40 minutos. Vá mexendo, ocasionalmente, para ter a certeza de que nada está a queimar e junte um pouco de água, se achar necessário. Use a varinha mágica para homogeneizar o chilli e desfazer os pedaços maiores de legumes.
Ao fim deste tempo, junte o feijão escorrido, envolva , deixe cozinhar um pouco e retifique os temperos. Cozinhe por mais cinco minutos.

Guacamole:
Comece por cortar o abacate e a cebola em pedaços e triture-os bem, com a varinha mágica. Tempere com sumo de limão, sal, pimenta e tabasco. Triture mais um pouco até não apresentar grumos. Reserve no frigorífico até ao momento de servir.

Molho de queijo cheddar:
Comece por aquecer as natas, mexendo ocasionalmente. Assim que começar a ferver, adicione o queijo cheddar, previamente ralado, e misture. Tempere com sal, pimenta, alho, cebola e caiena. Baixe o lume para o mínimo e vá mexendo até que o queijo esteja derretido.

Salsa de tomate:

Comece por cortar o tomate e a cebola em pequeno pedaços. Junte-lhe os coentros picados e tempere com sal esumo de limão. Reserve por 10 minutos antes de usar.

Montagem do prato:
Num um prato de servir largo, faça uma camada com os nachos, dispondo-os uns ao lado dos outros. Sobre estes, adicione colheradas do chilli, quente. De seguida, vá intercalando colheradas de molho de queijo cheddar, salsa de tomate, guacamole e natas ácidas.
Polvilhe com coentros picados e sirva de imediato.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.


O meu muito obrigada à Solar da Giesteira, Compal,  Tropical Millenium, S.L., Transmontanos, Glood, Margão, Bio Aroma Alentejo, Marnoto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/