Pudim:
320g de gemas Dovo (equivalente a 20 gemas de ovo ) da Derovo
400g de açúcar
240ml de água
1 limão pequeno
1 pau de canela grande Margão
40 ml vinho do Porto Tawny
240ml de água
1 limão pequeno
1 pau de canela grande Margão
40 ml vinho do Porto Tawny
40g toucinho/gordura de presunto (parte branca apenas)
Caramelo:
150g de açúcar
80ml de água
150g de açúcar
80ml de água
Comece por fazer o caramelo levando ao lume a água e o açúcar. Leve a lume médio-baixo até obter um caramelo suave, de cor clara (145ºC). Forre a forma de pudim com o caramelo (usei uma forma canelada com chaminé de tamanho médio). Reserve e pré-aqueça o forno a 150ºC.
Enquanto isto, leve ao lume o açúcar, a água, a casca do limão (apenas a parte amarela), o pau de canela e o toucinho, até fazer uma calda em ponto de pérola (107ºC). Deixe arrefecer um pouco e coe.
Misture, delicadamente, as gemas com o vinho do Porto e adicionar a calda pouco a pouco a esta mistura.
Transfira o preparado para a forma e tapar com a tampa da mesma.
Prepare um tabuleiro de forno, colocando água a ferver dentro, por forma a cozer o pudim em banho-maria (3 dedos de água são suficientes). Reserve.
Levar o pudim ao forno, em banho-maria, entre 1 hora a 1:30h (faça o teste do palito para ter a certeza, este deve estar firme).
Deixe o pudim arrefecer completamente antes de o desenformar (para sai perfeito, o ideal é fazer o pudim de véspera e colocá-lo no frigorífico até perto da hora de o desenformar).
Para o desenformar, verifique se o pudim está descolado da forma antes de o virar para o prato. Caso não esteja, pode ser necessário mergulhar a base do pudim em água quente para ajudar a soltar
Sirva fresco.
Sem comentários:
Enviar um comentário