Nachos Mexicanos

 




Chilli:

500g de acém redondo, sem osso  (de pasto alentejano ao ar livre, Segredos do Montado Lda - Sabores Alentejanos, para receber em sua casa, clique aqui)
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite, extra virgem, Transmontanos
1/2 c. chá de pimenta de cayenne 
1 c. chá de paprika Margão
1 c. chá de cominhos moídos Margão
1/3 c. chá de canela
400g de tomate fresco
500g de feijão preto, cozido

Guacamole:
3 abacates 
12 gotas de Tabasco
1/2 cebola média
Sumo de 1/2 lima ou limão
Sal fino q.b.

Salsa de tomate e pimento:
3 tomates
1 pedaço de cebola
Sumo de lima ou limão q.b.
2 mini pimentos amarelos
1/3 de raminho de coentros
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)

Molho de queijo cheddar:
80ml de natas
150g de queijo cheddar fatiado Queijos Santiago

Outros:
200g de sour cream/natas ácidas
500g de nachos/triângulos de milho
Coentros frescos Aromáticas Vivas (compre na loja online e receba em casa, clique aqui)


Chilli:
Comece por aquecer o azeite e junte-lhe a cebola e os dentes de alho picados grosseiramente. Deixe-os amolecer. Acrescente a pimenta caiena, a paprika, a canela e os cominhos. Misture bem e deixe cozinhar durante cinco minutos. 
Aumente o lume e adicione a carne, previamente picada, deixando-a ganhar cor, mexendo bem para não deixar agarrar ao fundo da panela. Junte um pouco de água quente. Mexa e acrescente os tomates, picados grosseiramente. Tempere com sal e pimenta. Mexa tudo muito bem, reduza para lume médio, coloque a tampa na panela e deixe cozinhar em lume brando,  por 40 minutos. Vá mexendo, ocasionalmente, para ter a certeza de que nada está a queimar e junte um pouco de água, se achar necessário. Use a varinha mágica para homogeneizar o chilli e desfazer os pedaços maiores de legumes.
Ao fim deste tempo, junte o feijão escorrido, envolva , deixe cozinhar um pouco e retifique os temperos. Cozinhe por mais cinco minutos.

Guacamole:
Comece por cortar o abacate e a cebola em pedaços e triture-os bem, com a varinha mágica. Tempere com sumo de limão, sal fino e tabasco. Triture mais um pouco até não apresentar grumos. Reserve no frigorífico até ao momento de servir.

Molho de queijo cheddar:
Comece por aquecer as natas, mexendo ocasionalmente. Assim que começar a ferver, adicione o queijo cheddar, previamente ralado, e misture. Baixe o lume para o mínimo e vá mexendo até que o queijo esteja derretido.

Salsa de tomate:

Comece por cortar o tomate, o pimento amarelo e a cebola em pequenos pedaços. Junte-lhe os coentros picados e tempere com sal e sumo de limão. Reserve por 10 minutos antes de usar.

Montagem do prato:
Num um prato de servir largo, faça uma camada com os nachos, dispondo-os uns ao lado dos outros. Sobre estes, adicione colheradas do chilli, morno ou quente. De seguida, vá intercalando colheradas de molho de queijo cheddar, salsa de tomate, guacamole, queijo fresco e natas ácidas.
Polvilhe com coentros picados e sirva de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/