Almôndegas à Italiana








Este prato tão simples é, provavelmente, o mais emblemático da gastronomia italiana. E foi no filme "A Dama e o Vagabundo" da Disney que se tornou célebre por todo o mundo.




12-15 almôndegas de vaca
450g de tomate
1 dl de vinho branco
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne
1 pitada de açúcar
manjericão e oregãos secos e picados q.b.
queijo ralado q.b.
sal e pimenta preta q.b.
água q.b.
amido de milho q.b. (opcional-usei marca Espiga)
esparguete cozido q.b.
azeite/óleo de amendoim q.b.




Comece por picar as cebolas e o alho na picadora. Reserve nu prato.
Lave e pele os tomates (pode usar de lata) e desfaça-os em puré usando a picadora. 
Num tacho largo com um pouco de azeite/óleo de amendoim adicione a mistura de cebola e alho que reservou. Deixe refogar um pouco, junte a folha de louro, o puré de tomate,1 pitada de açúcar (tem a função de "cortar" a acidez do tomate), o manjericão e os oregãos secos e picados, envolva bem e deixar cozinhar cerca de 5 minutos.
Distribuir as almôndegas sobre a cama do refogado, tempere com sal e pimenta, junte o cubo de caldo e o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Junte um pouco de água, tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 25 m, mexendo com muito cuidado para as almôndegas não se partirem. Rectifique o sal e a água (se o molho estiver muito aguado acrescente um pouco de amido de milho previamente dissolvido num pouco de água). Verifique a cozedura das almôndegas. 
Entretanto, já deve ter o esparguete cozinhado e escorrido.
Transfira o esparguete para uma travessa e disponha as almôndegas sobre ele e regue com o molho de tomate. Polvilhe com um pouquinho de queijo ralado e oregãos e sirva de seguida.