Crostata di Marmellata (de Morango)











Em Itália,  a palavra "crostata" pode significar 3 pratos diferentes: um pão achatado, uma tarte salgada ou uma tarte doce.
A versão que apresento aqui é a Crostata di Marmellata (tarte de geleia).  Ela apresenta-se como uma tarte baixa com cobertura de treliça e recheio de geleia ou puré de frutos. A massa usada é a pasta frolla (de origem italiana) que confere uma consistência crocante ao exterior da tarte, fazendo um delicioso contraste com o recheio cremoso, aromático e delicado.




Pasta frolla:
220 g de farinha
100 g de manteiga sem sal, gelada e picada
60 g de açúcar
Raspa de limão ou laranja q.b.
1 pitada de sal
1 ovo + 1 gema (ligeiramente batidos com um garfo)
 
Geleia de Morango: 
600 g de morangos (em pedacinhos)
250g de açúcar
2 pedaços de casca de laranja
1 pedaço de casca de limão
Sumo de 1 laranja
Sumo de ½ limão pequeno

Cobertura:
1 ovo batido com ½ colher de sopa de água
Açúcar q.b. (para polvilhar)



Massa (pasta frolla):

No liquidificador ou picadora coloque a farinha, a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e o sal. Ligue o aparelho e processe até obter uma mistura grossa e areada. Aos poucos, vá acrescentando a mistura de ovos,  processando, até que uma massa se forme. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada, amasse, delicadamente, até obter uma massa homogénea (se for necessário, e tendo em conta que o tamanho dos ovos pode influenciar a massa, junte mais 10-15 g de farinha, no entanto, a massa deverá ser bastante mole). Em seguida faça uma esfera com a massa, embrulhe-a em película aderente e leve ao frigorifico durante 2 horas (isto fará com que a maça endureça).

Geleia de Morango:
Enquanto a massa fica no frigorifico faça o recheio.
Numa panela grande coloque os morangos (em pedacinhos) com o açúcar e as cascas e os sumos de laranja e limão. Leve a lume médio-alto, mexendo até dissolver o açúcar, e então deixe ferver. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que a mistura engrosse e fique parecendo uma geleia, cerca de 20-30 minutos (quando mexer, amasse as frutas com uma colher de pau para que soltem os seus sucos).  Retire do lume quando já tiver  uma geleia espessa e deixe arrefecer completamente, pois engrossará.

Montagem:
Pré-aqueça o forno a 180°C. 
Unte uma tarteira de 22 ou 25 cm com margarina e polvilhe-a com farinha. Reserve.
Estenda 2/3 da massa numa superfície enfarinhada até obter um círculo com 3mm de espessura. Coloque a massa na tarteira de modo a ficar com 3 cm de massa lateral. Coloque o recheio na massa. 
Estenda a massa restante (1/3) com 3mm de espessura e corte tiras longas de 1.5cm de largura, o suficiente para fazer uma treliça e cobrir a tarte. 
Coloque as fitas sobre o recheio formado uma espécie de treliça e pressionando-as na beirada da massa  ou colocando-as atrás da massa da tarte e pressionando para selar bem.  Pincele a massa com o ovo batido com água e polvilhe com o açúcar. Leve ao forno pré-aquecido até dourar e ficar crocante, cerca de 40-50 minutos). Deixe arrefecer e sirva.
 


Pasta Frolla e Geleia adaptadas de:  Australian Gourmet Traveller