Pão Italiano Semi-integral














Rendimento: 1 pão de 600g ou 2 de 300g


225g de água morna
20g de fermento fresco (levedura/fermento de padeiro)
160g de farinha de trigo integral
215g de farinha
10g de sal
2g de açúcar 



Misture o fermento, o açúcar e a água morna e deixe que se dissolvam (cerca de 10m). 
Junte os restante ingredientes e sove bem a massa sobre uma superfície polvilhada com pouca farinha, até que ela fique lisa, elástica e desgrude das mãos (a massa é húmida, não deve apresentar-se seca). Amasse bem trazendo a massa para o centro e pressionando-a com a mão fechada, esta estará pronta quando se apresentar muito elástica e formar algumas bolhas ao amassa-la (se for necessário junte mais um pouco de farinha).
Forme uma bola sem fendas, coloque-a num recipiente, cubra-o com um pano e deixe levedar por 2 horas.
Após este tempo, torne a amassar, pressionando a massa com os punhos, trazendo as pontas para dentro e forme uma bola novamente. Deixe a massa descansar por 5 minutos. 
Neste momento, deve decidir se quer fazer um pão grande ou dois mais pequenos e qual o formato a dar ao pão.
  • Para fazer o pão comprido tipo baquete: deve abrir a bola de massa com os punhos, esticando-a, em forma de rectângulo, com uns 30cm de comprimento. Enrole-a como uma torta, apertando bem e selando a massa. Não deixe fendas visíveis. As pontas devem estar arredondadas, e não pontudas. Role sob as palmas das mãos para deixar o filão mais comprido, se quiser. Coloque num tabuleiro de ir ao forno polvilhado com farinha, tape com um pano e deixe que dobre de volume (cerca de 1-2 horas).
  • Para fazer o pão redondo: deve arredondar a massa o máximo que puder, dando-lhe a forma de uma bola achatada. Não deixe fendas visíveis. Coloque num tabuleiro de ir ao forno polvilhado com farinha, tape com um pano e deixe que dobre de volume (cerca de 1-2 horas).
Quando a massa duplicar de volume, pincele o pão com água e faça-lhe cortes diagonais (caso seja o pão baguete) ou em xadrez (caso seja o pão redondo). 
Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por, aproximadamente, 30-50 (dependerá do tamanho do pão que escolher- uma forma de verificar se o pão está cozido é bater com os nós dos dedos na parte de baixo do pão, se ele fizer um som oco é porque está cozido).
Para que a côdea do pão fique exactamente igual à de um pão italiano deve, colocar um tabuleiro cheio de água na prateleira de baixo do forno nos primeiros 10 minutos de cozedura, apóes este tempo retire-a do forno e coza o pão normalmente.


Adaptado de: Professional Baking, Le Cordon Bleu