Amaretti Biscotti (Biscotti de Amêndoa)
















Biscotti ou Biscotti di Prato são biscoitos originário de Prato, uma cidade italiana.
Estes têm como particularidade, para além de não levarem nenhum tipo de gordura, serem cozinhados duas vezes. Primeiro a massa alongada é cozida em forno médio e depois de fatiados são cozidos em forno alto para que a massa desidrate e fiquem crocantes. Aliás, a palavra Biscotti é originária do latim medieval "biscoctus", que significa" cozinhado duas vezes".
A primeira receita de Biscotti está num manuscrito com muitos séculos, agora preservado em Prato, e encontrado pelos estudioso do século XVII. 
Consta também que Plínio, o Velho, se gabou de que tais bens seriam comestíveis durante séculos. E, na verdade, eles foram particularmente úteis durante viagens e guerras, pois eles faziam parte da alimentação básica das legiões romanas.






300g de farinha
6g de fermento
200g de açúcar
1/4 colher de sal
3 ovos grandes
2 colheres de chá de essência de baunilha
100g de amêndoas inteiras



Untar duas folhas de papel vegetal com margarina e polvilha-las com farinha, colocando-as nos respectivos tabuleiros. Reservar.
Pré-aquecer forno a 150ºC.
Num recipiente juntar todos os ingredientes secos, mexer. Noutro recipiente, misturar os ovos com a baunilha. Junte este preparado aos ingredientes secos, mexendo muito bem até obter uma massa homogénea e que não grude demasiado nas mãos (se for necessário junte mais farinha, mas pouca pois a massa não deve ser seca). Adicione as amêndoas e envolva-as na massa.
Divida a massa em duas partes iguais, coloque-a sobre uma superfície enfarinhada e dê-lhe a forma de um pão com 30-35 cm de comprimento e 8-10 de largura. Alise a superfície, coloque sobre o papel vegetal e leve ao forno por 35-40 minutos, ou até dourar. 
Quando passar o tempo de cozimento, retire a massa do forno, coloque-a sobre uma tábua de cozinha e corte tiras de 1cm usando uma faca de serrilha. Coloque estas tiras no tabuleiro com papel vegetal que usou, dispondo-as umas ao lado das outras e leve ao forno por 10-15 minutos, até dourar. Retire do forno vire os biscotti e leve ao forno uma última vez por mais 10-15 minutos.
Execute o mesmo processo para a restante porção de massa.
Deixe fechar e guarde em frascos, estes biscoitos têm a validade de 6 meses.


Adaptado de: 500 Cookies - Philippa Vanstone