Codornizes Recheadas com Maçã, Passas e Castanhas












Recebi da Vaqueiro um convite para participar num desafio que consisitia em "criar" uma ou mais receitas utilizando os seus novos produtos: Vaqueiro Ideal para Aves com tomilho, limão e alho; para Porco com alho, pimentão, louro e alecrim; para Bifes com alho e 3 pimentas.
Aqui fica a primeira experiência com estes deliciosos produtos.






6 codornizes
500g de batatinhas novas
500g de castanhas descascadas
6 maçãs reineta grandes
2 colheres de sopa de passas
3 dentes de alho esmagados
4 colheres de sopa de Vaqueiro Especial Aves (com alho, tomilho e limão)
1dl de vinho branco
1 colher de chá (bem cheia) de pimentão doce
1 cubo de caldo de frango
1/3 de colher de café de louro em pó
Piripiri líquido q.b. (ver receita aqui)
Sal e pimenta branca q.b.
Agulha e linha de cozinha



Lave muito bem as codornizes e tempere-as com sal e pimenta branca por dentro e por fora, deixando tomar gosto por 1:30-2 horas.
Descasque as batatinhas e coza-as, inteiras, num litro de água com um cubo de caldo de frango. Depois de cozidas, reserve o caldo.
Coza as castanhas descascadas em água e sal cerca de 5-7 minutos.
Lave as maçãs, descasque-as e retire-lhes as sementes. Corte em pedacinhos metade de uma delas e corte as restantes em gomos.
Num recipiente junte a maçã em pedacinhos, as passas e 5-6 castanhas em pedaços, envolvendo bem. Recheie as codornizes com este preparado e, por fim, coza-as bem com uma linha. Disponha-as ao centro de um refractário, umas ao lado das outras. Em torno destas, disponha as batatinhas.
Num recipiente à parte, coloque a Vaqueiro Especial Aves derretida, o vinho branco, os alhos esmagados, o pimentão-doce, o louro, o piripiri, sal e pimenta branca. Junte 300ml do caldo que reservou e misture bem. Regue o preparado anterior com este molho, incidindo, especialmente, sobre as codornizes.
Leve ao forno a 170º por cerca de 1 hora ou até que as cordornizes estejam tenras e as maçãs ligeiramente moles.
A meio da cozedura, junte as maçãs e as restantes castanhas, envolvendo-as com as batatinhas, e deixe acabar de cozinhar.