Polpettone al Forno















Polpettone, como o nome indica, é uma almôndega gigante ou rolo de carne de estilo napolitano. Este foi criado em Itália e no inicio era um prato muito barato pois era confeccionado com restos de carne.
Este é diferente de todos os outros rolos de carne que existem pelo mundo fora pois tem a forma de um hambúrguer gigante que é, normalmente, recheado com presunto, ovos ou queijo.





175g de carne de vaca picada
175g de carne de porco picada
1 cebola picada
1 colher de chá de alho picado
2 chávenas de pão ralado
1 colher de chá de salsa picada
1 colher de chá de mangericão picado
4 fatias de queijo mozzarella
Queijo mozzarella ralado q.b.
1 ovo
Oregãos picados q.b.
Sal e pimenta branca q.b



Molho:
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite/óleo
200g de tomate pelado
1/2 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de manjericão seco
1/2 colher de chá de oregãos secos
1 folha de louro
1 a 2 colheres de chá de concentrado de tomate
sal e pimenta q.b.



Misture as carnes com os restante ingredientes amassando bem, se necessário acrescente mais ou menos pão ralado do que aquele indicado na receita. Coloque num recipiente, tape e deixe descansar por, pelo menos, 2 horas.
Molde dois círculos pouco grossos e do mesmo tamanho. Sobre um deles disponha as fatias de queijo mozzarella, tendo o cuidado de deixar uma margem de 1.5cm sem queijo em toda a volta.  Cubra com a outra metade da carne, unindo bem nas extremidades para não abrir (pressione e amasse com a ponta dos dedos). Repare que fica quase da altura de um hambúrguer. Em seguida grelhe, levemente, a carne dos dois lados numa frigideira anti-aderente com um pouquinho de azeite ou óleo. 
Coloque um pouco do molho italiano no fundo de um refractário grande (de preferência redondo), coloque o polpettone no centro e verta o restante molho à sua volta. Polvilhe a carne com o queijo ralado e depois com um pouco de oregãos.
Leve a gratinar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30-40 minutos.
Sirva com massa talharim, fettuccine ou tagliatelle, regando-a com o molho.



Molho:
Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite ou óleo, junte o tomate em pedaços pequenos e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. Misture então o concentrado de tomate, mexendo bem. O molho não deve ficar muito fluido, portanto, se isto acontecer, junte mais tomate em pedaços ou concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica, deixe arrefecer antes de usar para que a base da pizza não rompa.