Chimichangas






Chimichangas é um prato de origem mexicana que é confeccionado com tortilhas fritas e recheadas, ou seja, é um taco/burrito frito.
O prato costuma ser preparado preenchendo uma tortilla com uma vasta gama de ingredientes; feijão, queijo, carne desfiada, carne marinada, e dobrando-o num pacote rectangular. Então, é frito e pode ser acompanhado com pico-de-gallo, sour cream e guacamole.





1 kg de carne porco/vaca/frango (usei vaca)
1.5 L de água
2 dentes de alho picados
1-2 colheres de sopa de chili/piripiri em pó (deve colocar a gosto - pois esta receita é bastante picante)
1 colher de sopa de vinagre branco
2 colheres de sopa de oregãos
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de cominhos
1/8 colher de sopa de pimenta preta
12-16 tortilhas médias/grandes (ver receita aqui - deve fazer o triplo da receita)
500g de queijo cheddar ralado
12-16 fatias de queijo cheddar (não tinha-usei muzarella)
Óleo de amendoim q.b.


Acompanhamentos:
Pico-de-gallo (ver receita aqui)
Guacamole (ver receita aqui)
Sour cream (ver receita aqui)




Numa panela larga/wok coloque a água, os alhos picados, sal, chili, vinagre, orégãos, cominhos e a pimenta. Leve a lume forte e depois de ferver junte a carne cortada em 4 partes (250g cada), diminua para lume brando e deixe cozinhar, com a tampa, até que a carne fique tenra.
Quando a carne estiver cozinhada, destape a panela e deixe ferver por 15 minutos para reduzir o molho, caso este ainda esteja muito líquido acrescente farinha ou amido de milho dissolvidos num pouco de água.
Retire a carne da panela e reserve o molho num recipiente.
Usando dois garfos, desfie toda a carne e misture novamente com o molho. Leve ao congelador ou frigorifico para arrefecer. 
Entretanto deve fazer as tortilhas; para este prato será necessário que as tortilhas sejam grandes portanto, para esta quantidade de recheio, irá precisar de 12-16 tortilhas grandes, ou seja, deverá fazer o triplo da receita que indico aqui). Depois das tortinlas feitas deve mantê-las quentes entre dois pratos (se usar tortilhas de compra deve aquece-las de ambos os lados numa frigideira sem gordura).

 

Montagem da Chimichanga:
Sobre uma superfície lisa coloque uma tortilha, no centro desta coloque uma colher de sopa (ou mais-depende do tamanho da tortilha) do preparado de carne e molho. Sobre a carne, e entre ela, coloque queijo cheddar. 
Dobre a parte esquerda da tortilha quase até se juntar à outra (mas deixando alguns centímetros entre as duas partes), em seguida faça um dobra para dentro na parte de cima da tortilha. Faça o mesmo na parte de baixo e, finalmente, dobre para dentro a parte da direita que havia sobrado, deste modo a tortilha ficará fechada como se fosse uma trouxa, mas, se preferir, pode colocar alguns palitos para a segurar melhor. Vire a tortilha ao contrário de modo a ficar com a parte lisinha para cima, parecendo uma trouxinha. Execute este processo para cada uma das tortilhas e reserve.
Numa frigideira funda aqueça óleo de amendoim em abundância e, quando este estiver bem quente, frite cada uma das trouxas que reservou, virando-as a meio da fritura. Coloque sobre papel absorvente para que absorva o óleo em excesso e reserve-a num lugar aquecido.
Depois de fritas todas as chimichangas, coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e com algum espaço entre si. Sobre cada uma das tortilhas coloque uma fatia de queijo cheddar e leve a forno médio-baixo até gratinar.
Retire os palitos antes de servir as chiminingas.
Sirva com pico-de-gallo, guacamole e sour cream.



 

Nota: Pode fazer esta receita de outra forma, substituindo o queijo cheddar ralado por fatias de abacate (irá precisar de dois abacates pequenos).


2 comentários:

  1. Bem disseste que ias faze-las e, cá estão elas. Fica um prato muito bonito, sem dúvida e, parece bem apetitoso.
    Podes crer que hei-de experimentar.
    Adoro esta culinária (entre outras) só não carrego muito no picante por causa das meninas cá em casa e, eu pessoalmente, também não aprecio assim tanto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tenho ali umas tortilhas ao tempo. Talvez faça algo deste genero com elas :) Muito bom

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/